Você está aqui

Oficina artística da LBV estimula a criatividade e ressalta cuidados com o meio ambiente

As atividades do projeto "Fazendo arte" mostraram aos atendidos a importância de reutilizar materiais que normalmente vão para o lixo.

Araxá, MG  Papéis coloridos, tinta, tecidos e matérias recicláveis podem se transformar em belos trabalhos artísticos e ajudar o meio ambiente. Foi o que mostrou o projeto “Fazendo arte”, desenvolvido pela Legião da Boa Vontade (LBV).  Na oficina lúdica do programa Criança: Futuro no Presente!, os participantes deixaram a imaginação correr à solta e desenvolveram suas habilidades artísticas, dando uma mãozinha para a natureza!

Promova consciência ambiental; AJUDE A LBV!

Viviane Souza
O que é possível fazer com retalhos de panos e um pouco de tinta? Belos panos de prato!

Para isso, as crianças não economizaram na criatividade ao confeccionar peixinhos feitos de pratos de papelão; quadros reutilizando bandejas de isopor e retalhos de EVA; aviõezinhos de prendedor, pipas, casinhas de palitos de picolé e ainda pintaram um lindo pano de prato para presentear suas mães. Uma verdadeira demonstração de talento e preocupação com o planeta!

“Gostei muito de pintar o pano de prato. Foi a primeira vez que eu fiz uma pintura em tecido, pude usar várias cores e no final quando vi o resultado fiquei muito feliz”, afirmou Sarah, 11 anos. O pequeno João Vitor, 8 anos, também aprimorou suas habilidades artísticas e gostou do resultado. “O que eu mais gostei de fazer foi o quadro de bandeja de isopor. Levei para enfeitar a minha casa”, disse.

Viviane Souza
Durante o projeto lúdico, as crianças construíram e pintaram casinhas utilizando palitos de picolé. Ponto para o meio ambiente!

O projeto auxiliou na melhora da coordenação motora e conscientizou os atendidos quanto à importância de reutilizar materiais que normalmente são descartados. “Ver a satisfação das crianças ao observarem o resultado de suas produções é muito bom. Todos ficam empolgados para escolher as cores, o modelo e os materiais que são utilizados nos trabalhos”, comentou a educadora social Cláudia Souza.

Despertando valores

Todos os projetos desenvolvidos pela LBV são firmados na inovadora proposta pedagógica do educador Paiva Netto. Formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, essa proposta é aplicada, com sucesso, em todas as unidades de atendimento da Instituição e conta com uma metodologia própria, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva).

Viviane Souza
Alguns dos trabalhos feitos pelas crianças durante o projeto "Fazendo Arte".

Nessa oficina, por exemplo, ainda que o foco seja estimular a criatividade por meio da arte, as atividades também impulsionaram a garotada ao desenvolvimento de outras habilidades como o trabalho em equipe, a autonomia, a socialização e a conscientização sobre temas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Em Araxá, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. João Moreira Salles, 255 – Padre Alaor. Para outras informações, ligue: (34) 3662-9573.

LEIA TAMBÉM:

+ Quer cuidar do planeta Terra? Faça como as crianças da LBV!
Conhecendo o artista plástico Candido Portinari