Você está aqui

O que faz um jornalista? As crianças da LBV aprenderam!

Florianópolis, SC — “O que você quer ser quando crescer?”. Quantas vezes, durante a infância, nos deparamos com esse questionamento? Sabendo que essa decisão pode ser difícil para alguns, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove, ao longo do ano, diversas oficinas lúdicas que permitem aos participantes do programa Criança: Futuro no Presente! conhecer a rotina de profissionais dos mais diversos setores da sociedade.

Construa um Brasil melhor; AJUDE A LBV!

Nessa semana, a LBV promoveu, na capital catarinense, o encontro das crianças e dos adolescentes atendidos com diversos jornalistas, propiciando aos pequenos um conhecimento mais aprofundado dessa profissão. As atividades tiveram início com a visita de Emanuel Soares, que trabalha no site do jornal Conexão Comunidade. Na ocasião, ele destacou como a tecnologia auxiliou no crescimento e melhoria do ofício, ressaltando a importância do estudo para a escolha e bom desenvolvimento de qualquer carreira.

Fabíola Bigas

Durante as palestras, as crianças puderam tirar suas dúvidas sobre a profissão e saber um pouco mais como é o dia a dia de um jornalista.

E para aguçar a curiosidade dos pequenos, não basta apenas falar. É preciso envolvê-los por completo no assunto. Por isso, ao final do bate-papo, Soares propôs que as crianças assumissem a função de jornalistas e o entrevistassem, mostrando como é feita uma coletiva de imprensa. Entusiasmado com o que ouviu e fez, o pequeno Vitor, de 8 anos, ressaltou: “A palestra foi legal, penso que ser jornalista é muito bom porque ele entrevista as pessoas e acaba aprendendo de tudo um pouco".

“É muito importante esse tipo de intervenção com as crianças, pois as ajudam a pensar no futuro. As escolas têm que fazer isso, levar profissionais de várias áreas, pois muitos jovens terminam o ensino médio e não sabem que faculdade vão fazer. Foi um prazer vir aqui na LBV!", finalizou.

Linha educacional da LBV promove a cultura; conheça a nossa proposta!

Os encontros se arrastaram por toda a semana. Em outro momento do projeto, os atendidos receberam a visita de Guido Schvartzman, gerente de jornalismo da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Durante a conversa, ele discorreu sobre a rotina e a importância desses profissionais para a sociedade. "É uma alegria falar para essas crianças e mostrar que o jornalista tem o compromisso de disseminar a informação com responsabilidade, pois, quem sabe, eles poderão até seguir essa carreira", pontuou.

A maratona de atividades foi finalizada com uma palestra de Rômulo Balbinotti, repórter da RIC TV (afiliada da TV Record). Durante a explanação, o visitante reuniu os pequenos e, juntos, realizaram todas as etapas de criação de uma pauta jornalística. “Esse tipo de ação é essencial para as crianças, porque elas conseguem ter uma noção mais real do que é a profissão e como ela é desempenhada no dia a dia. E essa vivência faz despertar nelas um interesse muito maior sobre o assunto”, explicou a educadora Rafaela Morello.

Em Florianópolis, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua General Eurico Gaspar Dutra, 226 – Estreito. Para outras informações. Ligue: (48) 3271-4300.

VEJA TAMBÉM:
Apresentadora Roberta Zampetti ministra oficina e destaca trabalho de um jornalista
+ Profissionais da TV Anhanguera são parabenizados pelo Dia do Jornalista
Dia do Jornalista: crianças da LBV acompanham produção do jornal A União