Você está aqui

O que faz um apicultor? As crianças atendidas pela LBV aprenderam curiosidades dessa profissão

O apicultor Nazário de Souza proporcionou um dia super divertido e de muito conhecimento a toda a garotada.

São José dos Campos, SP — O apicultor Nazário de Souza, acompanhado de sua esposa, Margarida de Souza, visitou nessa quarta-feira, 31, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), para ministrar uma palestra sobre o universo das abelhas.

Leida Genari de Lima

    

Para ilustrar a oficina cultural, o visitante levou ao conhecimento da garotada atendida algumas das principais ferramentas para o exercício de sua profissão. A roupa de proteção, composta de macacão confeccionado com tecido sintético, botas, luvas e máscara, tudo em cores claras para não estimular a agressividade nos insetos, fez parte das curiosidades apresentadas.

Na oportunidade, o senhor Nazário explicou que, para se criar abelhas, é preciso muita dedicação. “Não basta ter algumas colmeias para ser um apicultor. Tem de se compreender o comportamento social delas [das abelhas], a biologia, e sempre se manter atualizado sobre técnicas de manejo e produção. Isto é o que torna o ofício ainda mais cativante, pois as descobertas nunca cessam”, disse.

Leida Genari de Lima

Durante o bate-papo, as crianças prestaram atenção em todas informações.

Após a parte teórica da atividade, as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! puderam observar algumas espécies de flores, além de conhecer formas e cores de favos de mel e o estágio inicial das abelhas, após a eclosão dos ovos. “O palestrante disse que é preciso cuidar e respeitar até mesmo um pequenino inseto, como a abelha, porque tudo é Natureza”, comentou o atendido Peterson, 9 anos.

Leida Genari de Lima

Na palestra, as crianças entenderam um pouco do mecanismo de polinização das flores.

Provar um bom mel é tudo de bom! O senhor Nazário de Souza providenciou essa delícia aos pequenos. Ele compartilhou algumas placas de mel que cultiva em seu sítio. Você sabia que esse alimento é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório? A atendida Emilly, 10 anos, aprovou a experiência. “Tinha visto colmeias apenas na TV e com isso, nunca havia provado. Gostei demais”, considerou.

Leida Genari de Lima

Ao final da palestra, as crianças atendidas experimentaram o sabor do mel produzido na casa de apicultura cultivada pelo sr. Nazário de Souza.

Ao término da iniciativa, o palestrante destacou o trabalho realizado pela LBV. “A Instituição tem uma estrutura que funciona. Temos que falar da importância da preservação do meio ambiente, da natureza para as crianças, pois o assunto é essencial”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em São José dos Campos/SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Avenida Manuel Vieira, 4219 – Residencial União. Outras informações pelo telefone: (12) 3921-7225.