Você está aqui

O que devemos fazer para cuidar da água do Planeta?

De forma criativa e lúdica, crianças e adolescentes aprendem sobre este bem preciso para a sobrevivência humana.

Nesta quarta-feira, 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensificou o seu trabalho de educação ambiental e promoveu para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! em Ipatinga uma palestra com o tema “Água na atualidade”.

Álida Santos

A iniciativa contou com o apoio do técnico de Meio Ambiente Herlon Cardoso Silva e o técnico em Química Alan dos Reis Souza, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), no Distrito Regional Vale do Aço – DTVA. De forma bem criativa e lúdica, através de dinâmica e vídeo educativo, os palestrantes abordaram os conceitos atuais da água no Planeta e o que devemos fazer para a preservação e economia desse bem tão precioso para a humanidade. 

O que eu mais gostei foi de saber como é o funcionamento da água potável que chega para nós, porque isso eu não sabia. Não podemos desperdiçar água, nem poluir os rios, temos que economizar para que ela não acabe porque a água é muito importante para nós”, disse Társila Silva, 12 anos.

A adolescente Greiziele Ferreira, 12 anos, também ressaltou seu aprendizado. “Antes eu pensava que a água do mundo nunca iria acabar porque existe muita água. Mas, hoje fiquei sabendo que um dia a água doce do mundo poderá acabar se o ser humano continuar poluindo e desperdiçando água. Então, devemos cuidar para que isso não aconteça porque todo ser vivo precisa da água para viver. A palestra de hoje mostrou o quanto a água é importante na nossa vida”. Parabéns, Greiziele!

Acredito que nesses espaços de diálogos criados na LBV com os atendidos fortalecem ainda mais a disseminação dos diversos valores, contribuindo para o conhecimento, para a troca de experiências, com a concepção ética e respeito ao meio ambiente. Parabéns pela dedicação e profissionalismo de toda equipe envolvida, que proporciona permanentemente melhoria da qualidade de vida das crianças, bem como às de suas famílias!”, destacou o técnico de Meio Ambiente Herlon Cardoso Silva.

Álida Santos

Finalizando essa atividade especial, o técnico em química Alan dos Reis Souza fez uma demonstração para as crianças e adolescentes ensinando como é realizada a análise da qualidade da água. “O que mais gostei foi quando ele mostrou como fazem para testar a água, para saber se ela está boa para usar. Outra coisa que eu não sabia é que tem muita água salgada e pouca água doce no mundo, então temos que economizar e cuidar para não ficarmos sem água. Água é vida! ”, afirmou Layane Francisco,13 anos.

A Legião da Boa Vontade, desde os seus primórdios, promove ações socioambientais como essa. Em seus Centros Comunitários, Escolas e Lares para idosos, a Entidade realiza, ao longo do ano, palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. Reciclagem, separação correta do lixo, não desperdiçar água e cultivar a planta são temas sempre presentes nas atividades com os atendidos.

Álida Santos

“É preciso que as crianças e adolescentes recebam orientação desde cedo, no sentido de preservar o meio ambiente e principalmente os recursos hídricos. A LBV acredita que a cultura de preservação deve ser tratada desde cedo pois só dessa forma, conseguiremos promover transformações na sociedade", destacou a gestora administrativa, Rariane Oliveira.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.