Você está aqui

Notícia boa a LBV compartilha!

Está chegando o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV! Um evento para pensar e discutir o poder da educação no meio coletivo.

Nesse ano, o tema do 24º Congresso Internacional de Educação da LBV é “Desafios da aprendizagem e a saúde emocional — reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto”. O evento acontecerá de forma on-line durante os dias 27 e 28 de junho a partir das 19h30 e contará com seis palestras, além de apresentações musicais na abertura de cada um dos dias.  

Confira o resumo de algumas das palestras do evento e fique por dentro dos assuntos que serão debatidos por educadores, pedagogos e pesquisadores. 

Palestras

Talita Pazeto — “Estratégias práticas para estimular o aprendizado” (dia 27, segunda-feira) 

A pandemia e o isolamento social forçaram alunos e professores a se adaptarem rapidamente ao ambiente digital. Por conta disso, não houve tempo para pensar formas e estratégias para aproveitar ao máximo as funcionalidades dessas ferramentas. Com o retorno à vida presencial, em especial nas escolas, professores podem ter dificuldade em retomar o ritmo de aprendizado de seus alunos, sobretudo crianças. Nessa palestra, a pedagoga Talita Pazeto dará dicas sobre como contornar essa situação, como o professor pode tornar o ambiente da sala de aula mais proveitoso e produtivo para seus alunos.  

Ângela Mathylde Soares — “Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas” (dia 28, terça-feira) 

A pedagoga e psicanalista Ângela Mathylde vai abordar um assunto de imensa relevância: a criação de valor entre professor e aluno. A palestrante desenvolverá em sua fala a importância da emoção para impulsionar outras fases do aprendizado. Destacará também que a atenção do educador ao todo — condições físicas, sociais e mentais do aluno — e não só ao conteúdo pode ser transformadora no processo educacional.  

Karen Scavacini — “É possível ter saúde mental em tempos desafiadores?” (dia 28, terça-feira) 

O que é saúde mental e como ela foi impactada nos diferentes grupos etários durante a pandemia? Em sua palestra, a psicóloga Karen Scavacini ajudará a esclarecer diferenças entre estresse, ansiedade, burnout e outros problemas que foram comuns no período de isolamento social. Além disso, compartilhará formas de como exercer o autocuidado para posteriormente, ter cuidado com o próximo e se reconectar à realidade, que continua se transformando rapidamente no retorno às atividades presenciais.  


Além dessas, o evento contará com mais 3 palestras ao vivo, conduzidas por Sueli Periotto, Aline Braga Martinez e Gisela Portilho. Confira a programação completa clicando aqui! 

Escrito por: Bárbara Bigas