Você está aqui

Nosso diferencial

A marca de todas as ações promovidas pela Legião da Boa Vontade — programas, oficinas, cursos, serviços, atividades escolares para crianças, jovens e adultos etc. — é o diferencial que ela traz para a vida de seus atendidos, tocando o cérebro e o coração de cada indivíduo com amor, atenção e empatia, ao lhes proporcionar Educação com Espiritualidade Ecumênica. A Instituição entende que a raiz dos maiores problemas do Brasil e do mundo está na falta do exercício desses e de outros sentimentos e valores elevados e que a vivência deles é a maior riqueza que um país pode ter. Para transformar esse ideal fraterno em realidade, a LBV fez surgir uma linha pedagógica inovadora, com uma metodologia própria. 

Leilla Tonin

Crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade

Uma visão além do intelecto 

Em prol do desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões (espiritual, biológica, psíquica e social), o diretor-presidente da LBV, o edu­cador José de Paiva Netto, criou a Pedagogia do Afeto (destinada a crianças de até os 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (aplicada àqueles que têm a partir dos 11 anos de idade). Estas são postas em prática na LBV, que atua em países da América Latina, da América do Norte e da Europa.

A proposta da linha educacional vanguardeira da Entidade é que se some aos valores espirituais, éticos e ecumênicos o saber intelectual a fim de que haja maior enriquecimento do conteúdo pedagógico oferecido. Em consonância com esse propósito, o dirigente da Instituição, há décadas, tem pontuado: “Convoco a inteligência de todos para este entendimento: é essencial enxergar além do intelecto. A mente sem o sentimento é forma castradora de pensar”.

Vivian R. Ferreira

O educador Paiva Netto durante visita ao Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, em 2013.

Para Paiva Netto, a grande transformação que a sociedade planetária tanto almeja para alcançar o desenvolvimento sustentável passa, primeiro, pelo interior do indivíduo. “Sem Instrução e Educação não há progresso. Todavia, instruir e educar não é somente ensinar a ler, a mergulhar nos livros. Trata-se, acima de tudo, de iluminar a inteligência para as funções harmônicas do ser humano na sociedade. (...) Isso somente será conseguido quando as criaturas souberem ver além do intelecto, com os olhos do Espírito (...)”, alerta o educador.

Desse modo, a LBV investe na formação completa do educando, pois o considera em sua integralidade como um ser espírito-biopsicossocial, que traz consigo o registro de experiências anteriores, as quais podem contribuir para o aprendizado dele. A educação proporcionada pela Instituição fundamenta-se nos valores nascidos do Amor Fraterno, que enriquece a pessoa para a vivência da Cidadania Ecumênica, firmada esta no exercício pleno da Solidariedade Global, que se traduz no preceito imortal de Jesus: Seu Novo Mandamento — “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35).

Pedagogia do Afeto

É a pedagogia utilizada para atividades com crianças de até os 10 anos, levando-se em conta a rea­lidade de um cenário muitas vezes de agressividade (na forma de violência física, psicológica e/ou emocional), que produz diversas sequelas, entre as quais cicatrizes no corpo e/ou no Espírito. Daí se reforçar a importância de a vivência dos bons sentimentos aliar-se ao estímulo do desenvolvimento da inteligência das meninas e dos meninos desde a mais tenra idade deles, para que o afeto que recebam não fique restrito ao ambiente familiar, mas também seja compromisso da escola. A fórmula do sucesso dessa pedagogia implica nutrir o coração das crianças de bons valores ao mesmo tempo que se oferece ensino de alta qualidade, abrangendo-se, assim, indivíduos de uma faixa etária mais vulnerável no processo do próprio desenvolvimento. Esses esforços fortalecem seus corações e os preparam, nessa fase determinante da aprendizagem, para a convivência harmoniosa em sociedade.

Reginaldo de Souza

Pedagogia do Cidadão Ecumênico

Aplicada no ensino regular — abrangidos neste os Ensinos Fundamental e Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) — e nos programas socioeducacionais propiciados pela Legião da Boa Vontade a indivíduos que têm 11 ou mais anos de idade, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico apresenta resultados bastante expressivos, fruto do oferecimento de um conteúdo pedagógico de excelência, permeado pela Espiritualidade Ecumênica. Isso fica comprovado pela motivação dos alunos na continuidade dos estudos — as escolas da LBV não têm evasão escolar — e pelo acesso dos concluintes da Educação Básica ministrada na rede de ensino da Instituição a faculdades públicas e privadas (com bolsas parciais e integrais).

Vivian R. Ferreira

Visita dos alunos do Ensino Médio ao Museu Afro Brasil, na capital paulista.

Fiquei surpresa e admirada pelo grande amor que vocês [da LBV] têm pelas crianças. Elas estão recebendo uma educação de qualidade, de formação, sobretudo no Amor, que é superimportante em nossa sociedade. (...) Hoje, deram para mim uma manhã bem importante em minha vida. Descobri o grande labor que faz a escola da Legião da Boa Vontade. Também gostei muito da formação para alunos com necessidades educacionais específicas [o Programa LBV — Potencializando Habilidades (PPH)], que têm que integrar-se na escola, e do trabalho da nutricionista, cuidando que as crianças tenham uma alimentação saudável. Vocês fazem uma grande ação!, destacou a sra. Linda Marina Munive Temoltzin, ex-cônsul-geral do México, em visita ao Centro Educacional da LBV, no Rio de Janeiro/RJ, em 5/10/2018.

Metodologia própria da LBV

A LBV possui metodologia própria para sua rede de ensino e para os programas socioeducacionais que mantém: o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva). Trata-se de ferramenta pedagógica que viabiliza a aplicabilidade dos valores de Espiritualidade Ecumênica aliados aos conteúdos pedagógicos, mediante os conceitos que inspiram a rede de ensino da LBV, advindos da Pedagogia criada pelo educador Paiva Netto, que objetiva garantir qualidade intelectual aliada ao desenvolvimento de Cidadãos Ecumênicos.

É utilizada no planejamento das atividades da matriz curricular nos estabelecimentos de ensino da Entidade, bem como no das ações lúdicas e esportivas realizadas em outras unidades de atendimento da LBV, em conformidade com as diferentes faixas etárias atendidas nesses locais. O objetivo do MAPREI é desenvolver no indivíduo habilidades investigativas, racionais e intuitivas por meio do incentivo à pesquisa e do aprofundamento do estudo de temas, recursos esses primordiais à construção do conhecimento. O educando é visto como protagonista no processo de aprendizagem, mediado pela figura do professor, que direciona as ações de sua respectiva disciplina nas seis etapas do método.

A Legião da Boa Vontade não oferece uma opção pobre ao pobre. Ela oferece ao pobre uma opção de qualidade”, ressaltou o professor dr. Pedro Demo, Ph.D. em Sociologia, na época em que presidia a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar. 

A afirmativa dele explica, de forma resumida, a preocupação do diretor-presidente da LBV em criar uma nova realidade para os alunos que ingressam nos estabelecimentos educacionais da Entidade, de maneira que tenham acesso a todos os recursos e facilidades encontrados nos melhores colégios, entre os quais professores de alto nível, adequada infraestrutura para o ensino, laboratórios de informática e de ciências bem equipados, alimentação balanceada, atendimento médico e psicológico e muito Amor, para que o enorme déficit social seja vencido.

Programa LBV – Potencializando Habilidades

Em consonância com a diretriz da Instituição de não deixar nenhum aluno para trás e de respeitar as diferenças, o Programa LBV — Potencializando Habilidades (PPH), aplicado nas escolas da Legião da Boa Vontade, tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos com necessidades educacionais especiais. Além de realizar Atendimento Educacional Especializado (AEE), apoia e instrumentaliza os profissionais desses estabelecimentos de ensino, oferecendo-lhes suporte técnico e de outros tipos, para a atuação deles de acordo com as necessidades individuais específicas das crianças e dos jovens, atendidos, conforme suas especificidades diagnósticas, por profissionais externos à instituição escolar.

Programa de Alfabetização e Raciocínio

Atenta em oferecer uma educação em que todos os educandos se sintam participantes da construção do conhecimento, a Legião da Boa Vontade aplica em suas escolas o Programa LBV — Alfabetização e Raciocínio (PAR). Destinado a alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental que apresentem dificuldade acentuada na aprendizagem dos conteúdos, essa iniciativa visa reforçar neles as habilidades cognitivas de leitura, de escrita e de raciocínio lógico-matemático. Essas competências são trabalhadas por meio de jogos, brincadeiras e novas tecnologias — sem que seja esquecida a transmissão de valores que elevem a autoestima dessas crianças, além do uso de recursos que estimulem o aprendizado delas de modo satisfatório e efetivo.

Resultados da Proposta Pedagógica da LBV

Os resultados da aplicação da linha educacional da LBV podem ser constatados pelos seguintes relevantes pontos:

• evasão escolar zero;

• desenvolvimento acadêmico dos alunos semelhante ao apresentado nos índices de aproveitamento escolar da população estudantil de países ricos e desenvolvidos; e

• reconhecido trabalho permanente de prevenção e combate ao bullying e a comportamentos de agressividade.