Jovens e Adultos
Despertar jovens e adultos para a vivência da afetividade e de valores éticos, prepará-los para a entrada ou a reinserção no mercado de trabalho, potencializar seus talentos e oferecer a eles educação de qualidade são alguns dos objetivos das ações da Legião da Boa Vontade destinadas a indivíduos nessas faixas etárias.

Provenientes de famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social, estes encontram nas diversas atividades promovidas, entre as quais oficinas e cursos gratuitos, oportunidade de construir uma realidade melhor para si mesmos e para aqueles que os rodeiam, de fortalecer os laços comunitários e de participar ativamente do desenvolvimento da sociedade. A seguir, alguns dos programas e serviços socioeducacionais destinados a eles.
Escola de Capacitação Profissional
Na escola da LBV, curso técnico com diploma e DRT.

A fim de ampliar suas frentes de ação, a Legião da Boa Vontade inaugurou, em 21 de agosto de 2017, a Escola de Capacitação Profissional Boa Vontade, em São Paulo/SP. No local, oferece o Curso Técnico em Rádio e Televisão, com foco no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, o qual tem duração de um ano e meio e é dividido em três semestres. A iniciativa da Instituição visa contribuir para o ingresso dos alunos na economia criativa e no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), ao capacitá-los para exercer uma função específica, que os alocarão no mundo do trabalho com segurança e confiança nos seus conhecimentos teórico-práticos.
Destinado a jovens e adultos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio ou que já o tenham concluído, o Curso Técnico disponibilizado pela LBV é o segundo totalmente gratuito da capital paulista a conceder DRT na área de comunicação. Essa é a oportunidade de que muitos deles precisam para construir uma realidade melhor para si mesmos e para participar ativamente da sociedade.
ATENDIMENTO SOCIAL
- Jovem: Futuro no Presente!
Nesse serviço, jovens dos 15 aos 18 anos são motivados a fazer planos para ter um futuro seguro, saudável e feliz. Isso porque proporciona a eles um espaço propício ao bom convívio em grupo; ao fomento de relações fraternas, da solidariedade e do respeito mútuo; e à construção de novos conhecimentos, de boas atitudes e de nobres valores. Tais objetivos são alcançados por meio de inúmeras ações reflexivas, culturais, recreativas e esportivas, que colaboram também para o desenvolvimento integral e a proteção social dos atendidos.

- Aprendiz da Boa Vontade
O programa Aprendiz da Boa Vontade é direcionado a jovens de 14 a 24 anos que buscam o primeiro emprego ou que estão se capacitando para exercer uma profissão. Enquanto os jovens participam de atividades teóricas na LBV, põem em prática o que aprendem nas empresas parceiras, que os contratam como aprendizes, o que propicia a eles condições de acumular experiências e desenvolver habilidades.

Além disso, a Instituição, com essa iniciativa, contribui para capacitar esses cidadãos, tornando-os conscientes de seus deveres e direitos, e para aumentar as chances deles de fazer carreira na área escolhida, visto que a conclusão dos estudos regulares na Educação Básica é condição para a permanência no programa — o que ajuda a prevenir a evasão escolar — e que se estimula a continuidade no sistema educacional, especialmente nos Ensinos Técnico e Superior.
- Capacitação e Inclusão Produtiva
Por meio desse programa, a LBV busca preparar jovens e adultos para o mundo do trabalho, oferecendo a eles atividades focadas no desenvolvimento de competências e de habilidades técnicas e pessoais, bem como ajudá-los a identificar possibilidades de ingresso ou reinserção e de crescimento no campo profissional.
- Vivência Solidária
Destinado a pessoas dos 18 aos 59 anos, esse serviço tem a finalidade de fortalecer os vínculos familiares, de promover o sentimento de pertença e identidade, bem como de atuar com a rede de proteção social na ocorrência de situações de risco, entre estas a violência doméstica, o desemprego e a falta de acesso a serviços essenciais (habitação, saneamento básico, energia elétrica, saúde, educação, entre outros). Visa ao alcance da autonomia e da formação cidadã, potencializa a condição de escolher e de decidir e estimula a participação dos atendidos na vida pública e do território.