Você está aqui

Idosos

A Legião da Boa Vontade (LBV) valoriza o idoso considerando sua história de vida e cria oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz.

Érica S. de Oliveira

Volta Redonda/RJ — Vera e Matilde se conheceram na Legião da Boa Vontade e construiram uma amizade de muito companheirismo.

O atendimento com os idosos acontece em nossos Abrigos e em Centros Comunitários de Assistência Social espalhados pelo Brasil por meio do programa Vida Plena.

Abaixo, conheça melhor como a LBV desenvolve um atendimento sério e acolhedor com idosos:

Abrigos para Idosos

A LBV possui três abrigos para idosos, localizados nas cidades mineiras de Uberlândia e Teófilo Otoni e, em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Em um local seguro, com atendimento de qualidade e que oferece todos os cuidados necessários, a Instituição investe na qualidade de vida, no resgate à cidadania, na saúde e na proteção integral dos idosos, por meio de ações que trabalham as capacidades cognitiva e física, bem como a interação social, com o objetivo de garantir dignidade e elevar a autoestima deles.

A atenção, o acolhimento, a amizade e o cuidado são essenciais para garantir que eles sejam respeitados, tenham seus direitos garantidos, a presença da família, quando possível, e o acompanhamento de profissionais capacitados.

Por mês, em média, temos um custo de R$ 3.978,78 para manter um idoso em nossos abrigos, considerando desde todo o atendimento realizado, os benefícios que ele recebe, bem como as despesas com profissionais que atuam na unidade, sendo:

- alimentação (café da manhã, desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia);
- fraldas geriátricas;
- cadeiras de rodas, andador, bengala, muletas;
- material de higiene e de limpeza;
- roupas e calçados;
- limpeza e manutenção dos ambientes;
- manutenção de toda a infraestrutura (equipamentos, maquinário etc...);
- entre outros serviços.

Existem três modalidades de serviço:

Ledilaine Santana

Uberlândia/MG — O sr. Eduardo, a dona Fernanda e a dona Geralda, na Praça Alziro Zarur.

Longa Permanência: nesta modalidade, os idosos recebem atendimento e atenção 24 horas por dia. Ela é destinada àqueles que não possuem famílias ou não dispõem de condições para permanecer com ela, principalmente quando em situação de violência, de negligência, de abandono, de rua ou quando foram esgotadas as possibilidades de autossustento. (Realizado nas três unidades)

André Fernandes

Volta Redonda/RJ — Na modalidade Centro-Dia, os idosos participam de diversas atividades ao longo do dia na unidade da LBV.

Centro-Dia: os idosos ficam na unidade durante a manhã e a tarde, de segunda a sexta-feira, voltando para casa ao fim do dia (o transporte da residência para a LBV e vice-versa é feito por veículo próprio da Instituição). Desta forma, eles desfrutam de atividades que fortalecem seus vínculos com outras pessoas e com familiares. (Realizado na unidade de Volta Redonda/RJ)

Camila Mota
Grupo de idosos que fazem parte do Programa Vida Plena em Recife/PE.

Grupo de Convivência: uma vez por semana, a unidade recebe idosos assistidos por meio do programa Vida Plena, que a LBV desenvolve dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles permanecem cerca de três horas no local, ao longo as quais participam das várias atividades lúdicas, físicas e socioeducativas, socializando com os demais atendidos do Centro-Dia e do Longa Permanência. (Realizado em dezenas de unidades em todo o Brasil).

Centro Comunitário de Assistência Social

Por meio do programa Vida Plena, a Legião da Boa Vontade atende pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que participam de atividades que colaboram no processo do envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais. Tudo isso contribuindo para a inserção sociocultural e para o fortalecimento da cidadania de idosos.

Em todo o Brasil, a LBV possui unidades de atendimento onde são desenvolvidos diversas atividades voltadas aos idosos.

Na LBV, eles participam de diversas atividades, como: artesanato, dança, esportivas, passeios culturais a museus, cinemas e parques; palestras educativas pertinentes à terceira idade; além de receberem atendimento da equipe da Instituição.