Você está aqui

Crianças e Adolescentes

A Legião da Boa Vontade investe no futuro de milhares de crianças e adolescentes; por isso, trabalha para impulsionar o desenvolvimento dos atendidos desde a mais tenra idade deles.

Todas as atividades promovidas pela Instituição são ricas em experiências reflexivas, vivências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas e constituem excelentes meios de expressão, de interação, de aprendizagem, de convivência e de proteção social para as meninas e os meninos assistidos. Essas ações ainda propiciam a eles formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

ATENDIMENTO SOCIAL

  • Criança: Futuro no Presente!

Por meio desse serviço, a LBV busca garantir a meninas e a meninos de 6 a 15 anos de idade o direito à proteção social e ao acesso a ações socioeducativas que propiciem seu desenvolvimento integral. Além disso, oferece tranquilidade às famílias para que possam trabalhar, pois sabem que os filhos estão em um local seguro e saudável e longe da violência das ruas.

Os meninos e meninas que participam deste programa nos Centros Comunitários de Assistêncial Social da LBV em todo o Brasil são beneficiados diretamente com kits de material pedagógico e uniforme por meio da campanha Criança Nota 10!; participam frequentemente de atividades lúdicas, educativas e esportivas, que promovem a socialização, o diálogo, a aprendizagem e a troca de experiências. 

A LBV garante a todas essas crianças o direito ao brincar!

O Balanço Social referente a 2019 será liberado em março de 2020.

ESCOLAS DA LBV

A Legião da Boa Vontade possui cinco unidades escolares, localizadas em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Belém/PA e Curitiba/PR.

Uma das escolas da LBV, o Conjunto Educacional Boa Vontade, localizado em São Paulo/SP, chama a atenção pela estrutura arrojada. Formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, atende cerca de 1.500 alunos, do berçário ao Ensino Médio, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O estabelecimento foi criado por iniciativa do dirigente da Instituição, logo após inaugurar a nova sede administrativa da Entidade, em 1984, no mesmo quarteirão. Assim, entregou à população um centro educacional com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social, comprometido em unir eficiência no ensino e o ambiente mais propício ao aprendizado, contando com área verde — à época, preocupação pouco existente na acinzentada paisagem paulistana.

Em 2 de março de 1996, data de seu aniversário, o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade presenteou a população em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro/RJ com uma grandiosa unidade: o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV. O objetivo principal foi o de propiciar uma nova realidade aos alunos que viriam a ingressar naquele local e às famílias deles, oferecendo-lhes bons professores e infraestrutura de alto nível para o ensino.

  • Escolas de Educação Infantil

As meninas e os meninos amparados pela Legião da Boa Vontade são respeitados e bem acolhidos desde o comecinho de suas vidas. Para o público na faixa etária até os 5 anos, a Instituição também possui unidades nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do Brasil. Em Brasília/DF, por exemplo, a Escola de Educação Infantil Alziro Zarur atende mais de 150 crianças entre 3 e 5 anos de idade.

Na escola, os alunos podem desfrutar de ambiente seguro e fraterno e educação de qualidade, além de receber quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar).  Ao longo do ano, os estudantes também ganham material escolar, uniformes e os cuidados de uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Essas mesmas ações ocorrem na Escola de Educação Infantil Jesus, em Belém/PA. Dessa forma, a Instituição contribui para que centenas de pais tenham onde deixar suas crianças enquanto trabalham. 

Em Curitiba/PR,  o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto oferece ensino regular a crianças ainda mais novas: dos 2 aos 5 anos de idade. São 201, atendidas por uma equipe de 39 funcionários.

Assim como nos demais estabelecimentos de ensino da Instituição, as meninas e os meninos têm na unidade a oportunidade de realizar atividades educativas, à luz da Pedagogia do Afeto, de praticar esportes, de fazer amizades e de aprender brincando.

Os endereços e telefones de contato das unidades citadas estão disponíveis na página: www.lbv.org/enderecos