Você está aqui

Nos 58 anos de Brasília, guias de turismo apresentam a Capital para crianças da LBV

Elas visitaram os principais pontos da cidade, conhecendo mais sobre a história da Capital Federal.

Brasília, DF — Nesta sexta-feira, 20, as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) realizaram um tour pelos principais monumentos de Brasília para celebrar os 58 anos da Capital Federal, primeiro conjunto urbano do século 20 a ser reconhecida pela UNESCO, em 1987, como patrimônio cultural da humanidade.

A visita começou pela Torre de TV e seguiu pelo Memorial JK, Esplanadas dos Ministérios, Catedral Metropolitana de Brasília, Palácio do Itamaraty, Palácio da Justiça. Na Praça dos três Poderes, fizeram uma parada para uma breve aula de história aproveitando o amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo).

O grande diferencial do passeio é que ele foi coordenado e guiado por profissionais do Sindicato de Guias de Turismo do DF (Sindgtur/DF) que contou, inclusive, com a presença da presidente do sindicato, a sra.Maria José Carvalho Paes Landin Ribeiro: “É um prazer poder fazer parte dessa iniciativa da LBV, em mostrar Brasília às crianças atendidas. Estamos imensamente felizes em poder levar as crianças para conhecer nossa capital, um pouco mais da sua história, do valor que ela tem como patrimônio, que é um patrimônio cheio de outros patrimônios, como são as obras de Oscar Niemeyer. No nosso passeio fomos até à praça dos Três Poderes onde, através de uma dinâmica, as crianças puderam compreender e vivenciar o que são os três poderes constituídos da nossa nação. Fomos conhecer também a maquete de Brasília, onde eles tiveram noção do formato da nossa cidade. Foi muito gratificante!, principalmente pelo carinho recebido das crianças”.

Os guias de turismo contaram ainda um pouco da história do Panteão da Liberdade e Democracia e seguiram com a visita passando pela maquete de Brasília, no Espaço Lúcio Costa e, ainda, o Pavilhão Nacional (Mastro da Bandeira do Brasil). O tour foi finalizado no Templo da Boa Vontade, uma das 7 Maravilhas de Brasília, referência em peregrinação ecumênica que faz parte da história mística da capital há quase 30 anos.

Brasília e suas 7 Maravilhas

Com o intuito de promover e popularizar a cultura material e imaterial dos países, o Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona, realizou no ano de 2008, uma votação popular para eleger as “7 Maravilhas do Patrimônio Cultural Material de Brasília”. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou 25 monumentos da capital para votação popular e os internautas elegeram a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Templo da Boa Vontade, o Santuário Dom Bosco e a Ponte JK como as 7 Maravilhas de Brasília.