Você está aqui

Jovens portuguesas realizam intercâmbio cultural na LBV em Maricá

Elas participaram das atividades e compartilharam suas experiências com as crianças atendidas

Maricá, RJ — Durante todo o mês de outubro, duas visitantes portuguesas fizeram um intercâmbio cultural no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, na cidade de Maricá, região dos Lagos do RJ. Elas vieram de férias para conhecer o país e visitar os parentes no município e souberam do trabalho socioassistencial da LBV no local.

Do dia 2 a 30 de outubro, Andréa Pereira Ribeiro, 22, e a enfermeira Alícia Victória Defournier Calado, 24, participaram, ativamente, das atividades do programa Criança: Futuro no Presente!, auxiliando nos jogos educativos, brincadeiras diversas, rodas de conversas explicando à criançada sobre os diferentes países, tipos de culturas, línguas e, particularmente, sobre o seu querido país: Portugal. Além da atenção às crianças, Alícia e Andréia ajudaram nas aulas de inglês, com os instrutores, e no programa Vivência Solidária, no qual participaram com as senhoras atendidas a oficina de tricô.

Janaína Rosa

A enfermeira Alícia Victória Defournier Calado e Andréa Pereira Ribeiro, jovens portuguesas, recebem o carinho das crianças da LBV. 

Vim de férias ao Brasil para descobrir outro país, outra cultura e ao mesmo tempo dar o nosso tempo para fazer voluntariado nas associações, aqui em Maricá. Ficaremos até o fim do ano. É a primeira vez que fazemos voluntariado. Passamos um tempo com as crianças, brincamos com elas através de jogos, atividades, rodas de conversas e ajudamos no que foi preciso. Dar um pouco de nós a essas pessoas e crianças da associação”, destacou Andréa Pereira.

A respeito da importância de se voluntariar a uma causa solidária, ela explica: “Foi uma oportunidade de aprender. Cada um de nós, num encontro, no momento em que passamos juntos, nas brincadeiras, nas conversas, descobrimos outra forma de ver, outra forma de pensar, isso é bom pra todos nós, crianças e voluntários. Fizemos atividades lúdicas com jogos, dentro e fora da sala de atividades, um pouco de geografia dos países, uma oportunidade para falar de onde viemos também. No dia das crianças também fizemos jogos de competição com prêmios. Foi uma experiência muito boa com as crianças e os pais. Estivemos com as idosas também, que fizeram atividades de tricô, foi muito bom para nós”.

A enfermeira Alícia falou da oportunidade de ajudar a quem precisa: "Gostamos muito do trabalho com as crianças, as atividades de conhecimento, rodas de conversas com elas, cada um se apresentou e falamos um pouquinho de nós também. Ajudei nas aulas de inglês, foi muito bom, gostamos muito de todas as atividades que fizemos com as crianças”. E concluiu: "Foram ótimas impressões: primeiro o espírito de solidariedade do povo brasileiro, acho incrível! E também o coração cheio de amor e afeto que a associação oferece aqui às pessoas de todas as idades com dificuldade”.

Em Maricá, a LBV mantém um Centro Comunitário de Assistência Social onde desenvolve os programas Criança: Futuro no Presente!, Jovem Futuro no Presente!, Cidadão-Bebê, Vivência Solidária e Capacitação e Inclusão Produtiva. A Unidade dispõe de uma infraestrutura moderna, como salas de atividades amplas e climatizadas, e conta com o apoio de profissionais capacitados, que diariamente acompanham o desenvolvimento de famílias e pessoas beneficiadas pela Entidade.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Maricá, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Av. Francisco Sabino da Costa, 355 – Centro. Informações pelo telefone: (21) 2634-2027.