Você está aqui

No RJ, alunos da LBV debatem a importância do consumo de água

O objetivo foi desenvolver a consciência para a preservação, o reuso e a economia da água.

Rio de Janeiro, RJ — A água tem um papel fundamental para a nossa existência, para a vida dos animais, das plantas ... de TUDO!  Mas, isso nos alerta para o cuidado, para a preservação desse bem tão precioso. O uso consciente e o reuso que devemos fazer para que esse recurso hídrico não se torne escasso, ainda mais em tempos de crise. 

Gislaine Aparecida da Silva

Em suas atividades educativas, a Legião da Boa Vontade sempre chama a atenção para a necessidade de preservar os recursos naturais, promovendo a consciência socioambiental. Pensando nisso, no dia 31 de agosto, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, realizou a Feira Cultural com o tema “Água”, com a participação dos educadores e alunos do Ensino Fundamental II.

Inicialmente, em sala de aula, houve exposição de vários assuntos referentes à falta de água no planeta, além da abordagem de questões que desenvolvam a consciência para a preservação, o reuso e a economia da água e construir ações que beneficiem o ser humano e a natureza.

Gislaine Aparecida da Silva

O professor de Geografia, Bruno Torres, explicou como foi realizada a atividade: “Nós trabalhamos com o tema água o tempo todo na geografia, os recursos hídricos e todas as ações relacionadas à água. Desenvolvemos o conteúdo, primeiramente, com vídeos sobre o rio Amazonas, mostrando a imensidão e a importância dele, considerado o maior rio do mundo. Após a explanação oral, os alunos foram pesquisar, confeccionaram maquetes, fizeram cartazes com as gravuras, foi sensacional”, pontuou.

A professora Glória Arruda trabalhou o tema água, na filosofia: “No 6º ano estudamos os filósofos da natureza, como Tales de Mileto, que dizia que o mundo, princípio de tudo, era água. Para os alunos do 7º ano, focamos no consumo e na economia da água, pois o ser humano não vive sem ela. No 8º ano, trabalhamos a água virtual, utilizada no consumo de fabricação dos alimentos e roupas, eletrodomésticos. Já no 9º ano, estudamos a lei das águas. Os alunos participaram bastante nas pesquisas, montagem do material, foram bem participativos”, concluiu.

Gislaine Aparecida da Silva

Os alunos destacaram que muitos problemas ocorrem por conta de ações humanas, reiterando que é preciso uma mudança de atitude para superar tais adversidades. Bruna Rocha, 14 anos, do 8º ano, destaca: “Precisamos economizar água para tudo que necessitamos, para nos hidratar e outras tarefas do dia a dia como lavar louça, limpar o chão, temos que valorizar mais. Agora começo a valorizar muito mais o uso da água”. Cauê Ribeiro, 12 anos, do 7º ano, também falou o que aprendeu: “Aprendi que a água no mundo está acabando, por isso temos que valorizar mais, reaproveitar e não gastar muito. Economizar água no banho, na louça. Mas precisamos beber água para não nos desidratarmos”.

É isso mesmo, turminha!

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, no RJ, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 - Del Castilho. Telefone: (21) 3297-7100.

__________________________________________

Colaboração: Gislaine Aparecida da Silva.