Você está aqui

No interior paulista, jovens aprendem sobre direitos e deveres do trabalhador

Americana, SP — No mundo corporativo, há leis que determinam direitos e deveres ao empregado, bem como as atribuições do empregador. Visando esclarecer o assunto ao público do programa Jovem: Futuro no Presente!, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu nesta sexta-feira, 10, uma palestra sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLTs).

AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

A voluntária Elisabete Capelato ministrou a atividade e explanou sobre a principal norma legislativa das relações individuais e coletivas de trabalho no Brasil, de acordo com as necessidades e interesses dos participantes da iniciativa, identificados pela equipe multidisciplinar da Entidade. “Como os jovens estão entrando no mercado de trabalho, é importante que conheçam a CLT. Trata-se da lei geral trabalhista, que relata os direitos e os deveres dos empregados, assegurando-os de qualquer eventualidade que venha a ocorrer futuramente”, aponta a palestrante.

Izabela Lobianco
Os integrantes do programa Futuro no Presente! conheceram algumas das cláusulas que definem os direitos e deveres do empregado, assim como as atribuições do empregador.


Vale destacar que a LBV colabora para a inserção sociocultural e a promoção da cidadania de adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, em todos os campos da vivência, inclusive no mundo do trabalho. “É possível que, pelo conhecimento de algumas normas, nós consigamos lidar de maneira mais harmoniosa no trabalho, porque saberemos quais são os nossos direitos, mas também os deveres para com aqueles que trabalham conosco, e até mesmo para com a própria empresa”, disse o atendido Gabriel, de 16 anos.

Ao final da palestra, Elisabete Capelato teceu considerações sobre as ações da LBV no município. “É um trabalho muito bonito, porque fornece um preparo aos atendidos, que poderiam estar em casa sem perspectivas, por meio de atividades específicas relacionadas à vida corporativa”, finaliza.
 

EDUCAR COM ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA

A base e o diferencial de todas as ações socioassistenciais e educativas da LBV são a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que conceituam a linha educacional da Instituição aplicada com sucesso em suas unidades de atendimento. Essa proposta, criada pelo educador Paiva Netto, leva em conta o sentimento do indivíduo sem perder de vista uma formação intelectual de excelência.

Essa abordagem se fundamenta no desenvolvimento integral do ser humano, uma vez que o contempla em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social. Com isso, educandos e demais atendidos em diversificados programas são incentivados a desenvolver e reconhecer seus valores e talentos. Ambiente livre de violência e índice zero de evasão escolar estão entre os resultados da linha pedagógica da Instituição.

Em Americana, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Boa Vontade, 145 – Jd. Bela Vista. Para outras informações, ligue: (19) 3461-0131.