Você está aqui

Nas Olimpíadas e Paraolimpíadas da LBV todos saem ganhando

Na LBV, o esporte é compreendido como uma ferramenta da educação e reeducação.

Cabo Frio, RJ — Nos meses de agosto e setembro, o Rio de Janeiro foi sede das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, e o Brasil pôde testemunhar grandes vitórias e superações, sem esquecer do propósito maior: a confraternização entre os povos.

Compreendendo que a Educação e o Esporte representam caminhos para a transformação e inclusão social, a Legião da Boa Vontade (LBV) oferece diversas atividades esportivas a meninas e meninos atendidos por meio do programa Criança: Futuro no Presente!.

Fátima Barbosa

Uma atleta mirim surgiu com a Tocha e depois de acendê-la, juntou-se aos outros participantes para darem uma volta olímpica na quadra poliesportiva. 

Recentemente, no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, as crianças participaram do projeto Olimpíadas e Paraolimpíadas dentro da oficina Corpo e Movimento.

A garotada se divertiu! A ação desenvolvida com o apoio dos educadores teve cerimônia de abertura com desfile das delegações, o hino Olímpico, o hasteamento da bandeira Olímpica, do Brasil e da LBV. Uma atleta mirim surgiu com a Tocha, e depois de acendê-la, juntou-se aos outros participantes para darem uma volta olímpica na quadra poliesportiva.

A educadora social Suelen Rocha de Moraes detalhou as etapas das competições e explicou a importância do projeto: “Antes de iniciar as modalidades esportivas, os pequenos se prepararam com uma roda de conversa para conhecer as regras. E assim ocorreu: corrida, corrida com obstáculos, revezamento com bastão, tudo feito com material reciclado. Também dentro das modalidades esportivas teve o arremesso de peso com bola adaptada, que as crianças gostaram muito e a competição do Judô”, disse.  

Fátima Barbosa

A modalidade realizada na Paraolimpíada foi o Goabol, na qual as equipes competidoras usaram venda nos olhos para lançar e agarrar a bola adaptada com som, e desta forma o atleta que ficou na trave, conseguiu se guiar pelo som e fazer a defesa.

A atividade correu de forma tranquila e todas as crianças participaram. O encerramento das competições foi feito com medalhas iguais para todos, mostrando que o espírito de equipe deve prevalecer sempre, assim como o companheirismo, a união, a amizade e o respeito às regras, valores ressaltados durante os jogos.

O projeto foi concluído em equipes que representavam os continentes e que competiram entre si. Entretanto, no final, todos saíram campeões, porque, na LBV, o esporte é compreendido assim: uma ferramenta da educação e reeducação.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, LBV, em Cabo Frio está localizado na Av. Joaquim Nogueira, 772 – São Cristóvão. Telefone para informações: (22) 2648-9000.