Você está aqui

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, crianças atendidas realizam atividades em prol do Meio Ambiente

Os atendidos receberam mudas de plantas nativas e realizaram passeio para reforçar a importância da Preservação Ambiental

Cachoeiro de Itapemirim, ES — Visando conscientizar as crianças e os adolescentes de forma eficaz, a Legião da Boa Vontade realizou, de 05 a 08 de junho, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ações voltadas para a conscientização da importância da preservação e da valorização do Meio Ambiente.

Marciani Padovani Neves

Cachoeiro de Itapemirim, ES — As crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade participaram de uma palestra educativa sobre o Meio Ambiente, ministrada pelo Gerente Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Deleon Souza, e a equipe composta pela bióloga Cleide SoaresTòfano, a assessora Milena Dias e a educadora ambiental Denise Motta.

Sob o lema “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”, pensamento do educador e diretor-presidente da LBV, Paiva Netto, a Instituição realiza, em suas unidades de atendimento, oficinas, palestras e atividades práticas sobre a importância de cultivar todo o planeta em que vivemos.

Os atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, no município, por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, participaram de uma palestra ministrada pelo gerente ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Deleon Souza, que ressaltou os cuidados com a natureza e a preservação da Mata Atlântica.

Durante a atividade, ele deu exemplos de ações que podemos fazer na nossa cidade. Ao término, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente realizou a entrega de mudas de plantas nativas às crianças, para elas plantarem em casa junto aos seus familiares, contribuindo com a preservação da natureza.

Marciani Padovani Neves

Cachoeiro de Itapemirim, ES — As crianças receberam mudas de plantas nativas, doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, para plantarem em casa junto aos seus familiares." Vou plantar no meu quintal e cuidar bem dela, para que ela vire uma árvore bem bonita". Disse o pequeno Glauco Maycon da Costa Maia, 11 anos.

Ainda dentro da semana dedicada ao Meio Ambiente, os atendidos foram passear em uma trilha ecológica, situada no Sítio Recanto do Itabira, de propriedade do sr. João Daroz, que recebeu todos com muito carinho.

Durante o percurso, que encantou a todos pela sua exuberante beleza natural, os pequenos puderam conhecer o Pico do Itabira de pertinho (um dos pontos turístico da cidade), os macacos–prego, árvores e plantas nativas e frutíferas de várias espécies, inclusive a árvore “Pau-d’alho”, que apresenta, em qualquer parte da planta, o cheiro do tradicional tempero que lhe dá o nome popular.

“Eu gostei de tudo que vi e de ter conhecido tudo o que eu não conhecia, como a paisagem verde cheia de árvores, o ar puro, os macacos, o Pau-d’alho e até os cactos. Hoje, com este passeio, vi o quanto é importante nós preservarmos a natureza, o Meio Ambiente. Aprendi que o futuro realmente está em nossas mãos”, afirmou Fabiana, de 11 anos.

O sr. João Daroz ressaltou: ”Para mim, enquanto proprietário, foi muito importante receber as crianças da LBV aqui, porque esta iniciativa desperta nas gerações futuras o espírito de sustentabilidade e preservação da natureza. Uma vez que as crianças passam a visitar lugares marcantes orientados pela Instituição, isso fará a diferença no futuro das crianças do presente”.

Marciani Padovani Neves

Cachoeiro de Itapemirim, ES — As meninas e meninos atendidos, pela LBV, posam pra foto felizes, junto com o sr. João Daroz , a educadora ambiental Denise Motta e as educadoras sociais do Centro Comunitário de Assitência Social, da LBV, tendo em mãos o cartaz com o pensamento do diretor-presidente da LBV, Paiva Netto, que ilustra a preocupação da Instituição quanto à preservação do meio ambiente.

Para complementar, a educadora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Denise Motta, que os acompanhou na visita, disse: “Estar hoje aqui fazendo esta trilha com as crianças atendidas pela LBV é muito importante, pois tiveram a oportunidade de estarem em contato direto com a natureza, tirando suas próprias conclusões de conscientização, após ter sido trabalhado o tema na Instituição. Para nós, da Secretaria, é muito importante desenvolver ações de educação ambiental para reforçar nas crianças e nos adolescentes, que serão nosso futuro, a importância da preservação da Natureza”.

Na Legião da Boa Vontade, esse trabalho socioambiental é constante. Há décadas, a Instituição trabalha temas ligados ao não desperdício da água e de outros recursos naturais, bem como preservação da natureza e o comportamento sustentável, dentro da campanha “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Cachoeiro de Itapemirim/ES, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Padre Melo, 01 – Independência. Para outras informações, ligue: (28) 3522 - 4058.