Você está aqui

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, as crianças da LBV aprenderam sobre a preservação marinha

Na ocasião, as palestras trouxeram conhecimento inédito aos participantes.

Santos,SP — Oferecer conhecimento às novas gerações, futuras condutoras dos setores da vida humana, é passo decisivo para a construção de um mundo melhor para se viver e conviver. E uma das prioridades da Legião da Boa Vontade (LBV), é chamar a atenção do público infantojuvenil para as responsabilidades individuais e coletivas, despertando assim o Cidadão Planetário.

Diante disso, as crianças e os adolescentes atendidos pela LBV receberam a visita da equipe de Educação Ambiental do Aquário Municipal de Santos, que ministrou palestras sobre a biodiversidade marinha. A atividade teve como objetivo disseminar práticas de preservação consciente dos rios e mares, uma vez que são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas.

A iniciativa fez parte da Semana Mundial do Meio Ambiente, sempre celebrada pela Instituição por compreender, conforme reflexão de seu diretor-presidente José de Paiva Netto, que todos nós "humanamente também somos natureza". Nesse período, a LBV procura intensificar suas ações de promoção da consciência socioambiental.

Juliana Moura

Durante a atividade, a equipe do Aquário Municipal disponibilizou uma mesa de investigação marinha e ainda alguns apetrechos de pescas perdidos no mar, onde as meninas e os meninos atendidos pelo Criança: Futuro no Presente! puderam tecer questionamentos e esclarecer suas dúvidas sobre a 'pesca fantasma'. A atendida Agatha, de 10 anos, contou o que aprendeu: "As redes que se soltam dos barcos e ficam perdidas no mar prendem os peixes e outros animais de maneira que fiquem presos até morrerem", comentou. 

A palestrante Giovanna Ribeiro reforçou a importância de conscientizar as crianças sobre os riscos que determinadas práticas, como descartes de objetos no mar, podem causar à vida marinha e consequentemente à vida humana. Ao encontro do comentário da atendida Agatha, a profissional ressaltou: "Esses objetos são levados pela correnteza e os seres marinhos, por não saberem distinguir algo, se aproximam e ficam presos. Acabam morrendo".

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 – Encruzilhada. Informações pelo telefone: (13) 3202-0081.