Você está aqui

Na LBV, todo dia é dia de consciência ecológica

César Faria

Crianças atendidas pela LBV na unidade Vila Rica também plantaram mudas de árvores.

Campinas, SP — No mês passado, meninas e meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) no interior paulista participaram de uma atividade muito legal: um plantio de árvores. A iniciativa ecológica teve por objetivo despertar nos pequenos o senso de responsabilidade pela preservação da Natureza. Diversas mudas frutíferas e ornamentais foram distribuídas pela vasta área verde do Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição na cidade.

No centro do jardim, as crianças e os adolescentes produziram, sob orientação dos instrutores, um cercado confeccionado com madeiras e garrafas reutilizadas. A obra de arte abriga algumas espécies escolhidas por votação entre os próprios participantes, como rosas brancas, acerolas e pés de tomate. Outras plantas também darão um bonito colorido ao local, como ipês branco e amarelo, aroeira, pau-brasil, mangueira e sibipiruna.

Em seguida, foi afixada uma placa com o pensamento “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza”, do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, ressaltando a conscientização socioambiental trabalhada há décadas pela Entidade. “É uma alegria poder participar desse plantio, porque isso vai ser bom para o nosso pulmão. A LBV sempre incentiva a gente a proteger a Natureza”, disse a atendida Lohaine, 9.

César Faria

A LBV trabalha a consciência ambiental desde a infância.

Para o atendido Caio, 8, a tarefa ecológica rendeu ricos e significativos aprendizados. “As árvores dão frutos e sombra, além de limpar o ar. Por isso, preservar é muito importante para a nossa sobrevivência”, comentou.

A educadora social da LBV Alana Pereira reforçou a importância de promover a socialização entre as pessoas e a Natureza, na busca constante pelo equilíbrio do planeta. “Temos que preservar o Meio Ambiente para deixá-lo em condições de sobrevivência. As atividades que desenvolvemos fazem que as crianças almejem uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Pintando um mundo melhor

A Legião da Boa Vontade sabe que a preservação da Natureza está diretamente ligada à mudança de comportamento do Ser Humano. Por isso, usa de diversas estratégias lúdicas para desenvolver a consciência ambiental de seus atendidos. Um desses espaços é a Oficina de Arte e Cultura, realizada no programa Criança: Futuro no Presente!Nessa oficina, as crianças e os adolescentes testam sua criatividade e apresentam artisticamente seus pontos de vista acerca de temas como reciclagem, separação correta do lixo, não desperdício da água e de outros recursos naturais.

César Faria

De maneira criativa, as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! construíram um pato ecológico com madeiras e garrafas em condições de reúso. O cercado abriga algumas espécies de flores e plantas ornamentais.

“A reutilização de materiais recicláveis é uma das formas de proteger a Natureza. O pato ecológico que as crianças produziram contém restos de madeiras e garrafas pets, que possivelmente se acumulariam como lixo, mas que, com criatividade, enfeita o ambiente que elas frequentam”, salientou Carla Tiago, assistente-responsável pela Unidade II da LBV.

Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A cidade também atende famílias de baixa renda em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Bairro Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.