Na LBV, o esporte é um importante aliado da educação
Engana-se quem pensa que futebol, vôlei e capoeira não combinam com Física, Matemática e História. Juntos, eles marcam um golaço para a educação!
Rio de Janeiro, RJ — Movimentar o corpo e trabalhar o raciocínio, desenvolvendo ainda estratégias para alcançar a vitória, não são os únicos objetivos das aulas esportivas oferecidas aos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), em Del Castilho, na capital fluminense. O esporte é mais um importante aliado das disciplinas ministradas em sala de aula.
Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE A LBV!

Isso mesmo! Engana-se quem pensa que futebol, vôlei e capoeira não combinam com Física, Matemática e História. Na LBV, o conhecimento adquirido pelas crianças nas atividades esportivas aquece na quadra e entra na sala de aula com toda a disposição para ajudar os alunos nas demais matérias. Não à toa, o placar aponta um golaço em prol da educação de centenas de meninas e meninos!
+ Conheça as nossas ações socioeducativas na Cidade Maravilhosa
“Além de trabalhar o físico, a disciplina, coordenação motora, agilidade, ritmo, e auxiliar no rendimento escolar dos alunos, todas as atividades físicas contribuem com as disciplinas aplicadas em sala de aula. Tudo o que a gente trabalha na quadra esportiva tem um objetivo: passar para o aluno aquilo que ele vai utilizar dentro e fora da escola”, explica o coordenador de esportes do Centro Educacional José de Paiva Netto, Sérgio Euzébio.
Uma tabelinha de sucesso
E não pense que essa é uma prática incomum no meio educacional. A conexão entre as disciplinas é cada vez mais defendida por educadores, que acreditam que esse intercâmbio é extremamente favorável para o aprendizado. E esse processo atende pelo nome de interdisciplinaridade.

Ainda que pareçam tão diferentes, as matérias escolares podem jogar no mesmo time. Eis a prova: ao mexer as peças num tabuleiro de xadrez, os alunos da LBV não buscam apenas o xeque-mate. Eles treinam habilidades essenciais para o desenvolvimento de atividades de Matemática.
“O xadrez trabalha com o raciocínio e a concentração para trabalhar a parte do cálculo mental. Isso ajuda o aluno a desenvolver o pensamento e raciocínio rápido, aprendendo estratégias para solucionar problemas da matemática”, disse o professor Bruno Pedro.
E essa tabelinha se aplica a todas as competências esportivas trabalhadas durante as aulas de Educação Física. Na capoeira, por exemplo, os movimentos ágeis garantem a saúde do corpo e colaboram no ensino de História, já que é uma importante representação cultural brasileira, que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. “Eu gosto da capoeira, é um esporte cultural que veio do povo africano”, comenta o aluno Thiago, de 11 anos.

“Na capoeira a gente trabalha a parte social e a questão da disciplina. Nosso objetivo é formar uma equipe unida, um respeitando o outro, dentro e fora da roda”, explica o professor Cássio Guimarães, que ministra aulas de capoeira e de futsal.
Valores que também são administrados no tatame, durante as aulas de judô. Para Maria Eduarda, 9 anos, o esporte e as matérias escolares que aprende na escola caminham juntas. “Eu gosto muito do judô, mas na sala de aula o português e a matemática são as disciplinas que mais gosto. Para ser um bom atleta, a gente também tem que ser bom na escola, nas disciplinas, com os colegas e com os professores”, expressou.
No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.
LEIA TAMBÉM:
+ LBV oferece a crianças e adolescentes aulas de badminton
+ Xô, sedentarismo! Crianças atendidas pela LBV participam do Dia do Desafio