Você está aqui

Na LBV de Natal/RN, crianças e adolescentes participam de atividades educativas com uso de tecnologia

Brincadeiras lúdicas ajudam crianças a resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas

A infância é uma etapa fundamental da vida do ser humano. É nessa fase que se aprende os valores que são levados para a vida toda. Dessa forma, é imprescindível construir vínculos positivos nas relações de aprendizagem dos pequenos. A brincadeira, por exemplo, possibilita à expressão das emoções da criança, promove o conhecimento e auxilia no desenvolvimento da parte motora e de sua inteligência.

Diversas pesquisas apontam que as crianças usam o brincar como forma de resistir às situações de crise, dando repertório para enfrentar as tensões cotidianas. Sabendo da importância dos jogos educativos e brincadeiras na aprendizagem, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove uma série de atividades durante a Semana Mundial do Brincar em todas as suas unidades socioeducacionais com o tema "Confiar na Força do Brincar", a proposta integra a agenda anual pela Aliança pela Infância em parceria com dezenas de outras organizações sociais.

Na capital potiguar, a programação, ocorreu entre os dias 24 a 26 de maio, com diversas oficinas lúdicas e recreativas como, amarelinhas dos bons sentimentos e de caracol; jogo da memória da diversidade; dominó gigante; jogos de dama, boliche, canguru (corrida de saco). Todas as atividades promovidas pela Instituição são ricas em experiências reflexivas, vivências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas e constituem excelentes meios de expressão, de interação, de convivência e de proteção social para as meninas e os meninos assistidos.

O uso das tecnologias no presente para entenderem as profissões do futuro, fizeram parta da oficina de Robótica conduzida sob a coordenação da diretora Luciana Raposo e o professor Rafael Felipe da Academia de Robótica, nas etapas de montagem, programação e realidade aumentada, além do manuseio dos Robôs, fizeram a alegria dos participantes.

Para a coordenadora Luciana, esse momento na LBV é muito importante para as crianças quanto a coordenação motora, habilidades e suas criatividades. “Nem todas tem acesso ao uso da tecnologia, e inseri-las de forma correta no dia a dia das crianças, é muito importante para o crescimento delas”, afirma.

Ao participar das brincadeiras Rayka Fernandes, de 11 anos, atendida pela LBV, falou da alegria e dos jogos que lhes trouxeram equilíbrio e inteligência: “Com meus colegas brincamos com jogos de palavras como amor, afeto e gratidão, às vezes estamos triste, e as brincadeiras de sentimentos me fortalecem e me deixam feliz”.

Já o educador social da LBV, Francisco Félix, esse momento é importante para as crianças: “as brincadeiras fazem uma grande diferença, essa diversidade de bons sentimentos contribui de forma inclusiva para que possam refletir na conscientização de um mundo melhor de forma inclusiva”, destacou.

“Essa convivência lúdica e recreativa entre crianças e adolescentes, é fundamental para a fase do desenvolvimento, estimulando sentimentos positivos, habilidades e socialização.  Além do mais o brincar é um direito que deve ser garantido para todas crianças e adolescentes”, ressaltou a psicóloga Virginia Kelly.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição em Natal/RN está localizado  Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado.

Colabore com a LBV e nos ajude a construir uma vida melhor para muitas outras crianças e jovens. Faça a sua doação em lbv.org/doe ou pix@lbv.org.br