Na LBV, a educação é inclusiva e personalizada
Conheça a história de Vitória Tobias e confira como a nossa atuação faz toda a diferença na vida dos atendidos.
O Ensino da LBV prevê cuidados direcionados a cada aluno, inclusive oferecendo diversificadas estratégias nas disciplinas da matriz curricular, quando necessário, afim de atender os que possuam dificuldades na aprendizagem, de forma que não se sintam diferentes em sala de aula.
Essa é a proposta do Programa LBV — Potencializando Habilidades (PPH), que acompanha o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes com necessidades educacionais. Isso pode fazer toda a diferença na evolução escolar de uma criança ou adolescente, como está fazendo na trajetória de Vitória Rosa Tobias da Silva Messias, de 15 anos, aluna do Centro Educacional da Instituição, na capital fluminense.

Graças à iniciativa da LBV, teve a dislexia diagnosticada e encontrou as ferramentas corretas para superar as barreiras.
“O problema foi descoberto pelos educadores aqui da escola, quando ela chegou no segundo ano [do Ensino Fundamental]. Perceberam que Vitória tinha dificuldade na [escrita e na leitura]. Eles passaram a informação para a orientadora educacional, que me chamou para uma reunião e depois me encaminhou para o setor de Psicologia da escola. Essa profissional me acolheu, foi me encaminhando, dando o direcionamento para procurar os direitos dela e o tratamento necessário. O ensino da LBV é maravilhoso”, conta Virgínia Rosa Tobias, mãe da menina.
Na Escola da LBV, Vitória encontrou caminhos mais indicados para a alfabetização de crianças disléxicas, como o fônico, que é firmado no reconhecimento do fonema (som) de cada letra. São utilizados recursos multissensoriais, que colaboram para o desenvolvimento de suas habilidades para leitura e escrita, sempre com recursos visuais, que ajudam no seu foco atencional, mantendo Vitória engajada e motivada durante as aulas.

Com todo o apoio necessário, Vitória tem evoluído, alcançado boas notas e melhorado a autoestima ao superar cada etapa deste processo pedagógico. A aluna encontra-se no 8º ano do Ensino Fundamental e, além da matriz curricular, também estuda balé e judô.
Esse trabalho diferenciado só é possível porque temos o apoio de muitas pessoas solidárias, que doam mensalmente e ajudam a manter nosso atendimento diário, em dezenas de unidades espalhadas pelo Brasil.
Quando falamos que o gesto de doar muda vidas, nos referimos a esse tipo de transformação. Com o seu apoio, famílias como a da Vitória encontram, na LBV, a solução para superar as barreiras da vida.
E se ainda não apoia esse trabalho destacado na área da educação, convidamos você a fazer parte do nosso Time Solidário. Clique no botão abaixo e ajude a fazer a diferença!
Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 282, de abril de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.