Você está aqui

Na capital mineira, crianças da LBV recebem aulas gratuitas de Kung Fu

Durante as atividades, os atendidos aprendem movimentos básicos da arte marcial chinesa e descobrem que o respeito deve permear toda ação esportiva.

Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade (LBV) está oferecendo aulas gratuitas de Kung Fu para meninas e meninos inscritos no programa Criança: Futuro no Presente!, na capital mineira. Durante as atividades, os atendidos aprendem, em duplas ou trios, movimentos básicos da arte marcial chinesa em níveis de intensidade variados.

Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE!

Segundo o instrutor Marco Túlio, a modalidade desperta a vontade de se superar e tem o respeito como ponto fundamental. “As crianças conseguem se ajudar mutuamente, aprendendo que precisam do companheiro, que não podem feri-lo, não podem ofendê-lo. Na vida também é assim, é o legado que o Kung Fu leva para a vida”, explica o instrutor.

Mônica Mendes
Nesta  foto, os atendidos realizam o treinamento de bases, importante para o aprendizado da arte marcial.

Dessa forma, afirma o educador, a arte marcial chinesa se conecta com os valores que norteiam as atividades desenvolvidas pela LBV. “O Kung Fu tem o aspecto da saúde e da arte. Treina-se o respeito e o controle para nunca começar uma briga, sempre parar. É a Cultura de Paz, é o controle para a vida. No olhar das crianças a gente vê que elas estão gostando”, disse.

“Estamos precisando de seres humanos melhores. A gente investe nas crianças, ensina a elas a Cultura de Paz. Eu fico muito feliz, acho que é isso que a gente precisa. Somos todos da mesma raça, é o que prega a LBV”, completa a psicóloga da Instituição, Elmácia Rodrigues.

A psicóloga ainda reitera algumas habilidades que são despertadas no decorrer das aulas gratuitas de Kung Fu: “A autodisciplina, o observar que existem regras e formas de cumpri-las e estabelecer metas.  Isto reduz a ansiedade, desperta a vontade, a motivação e a criança aprende a verbalizar, mediar, mesmo sendo capaz de enfrentar fisicamente o outro, além da consciência corporal e lateralidade”.

Time da Solidariedade

A Legião da Boa Vontade desenvolve uma série de atividades com o intuito de manter a boa convivência na rotina dos atendidos. Por isso, usufrui de diversas ferramentas lúdicas para disseminar tal valor e o esporte é uma delas. Graças a essas ações, as crianças e os adolescentes aprendem que o espírito esportivo transcende os limites das quadras e dos ginásios.

Mônica Mendes
As crianças e os adolescentes se preparam para o Fan Tzí, que é um dos tipos de movimentos acrobáticos do Kung Fu.

“Aprendemos a defender com educação e aprendo saúde. Quando eu vejo alguém brigando, falo para não fazer isso. Se quando é pequeno a gente briga, aí quando ficar grande pode até ir preso. E eu quero ser bom e não me envolver em confusão. Eu já melhorei muito na educação e na agilidade”, ressaltou Hugo, de 9 anos.

Daniel, de 9 anos, faz questão de participar de todas as aulas esportivas. E ele atesta que os benefícios vão além do bem-estar físico. “Estou aprendendo que a gente tem que respeitar para ser respeitado em todo lugar, na rua, escola, com os professores, a mãe, o pai, qualquer pessoa. Eu era muito bagunceiro e estou melhorando. As aulas de Kung Fu me ajudam muito”, disse.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

LEIA TAMBÉM:
Oficina gratuita da LBV desperta o gosto pela música
Aulas gratuitas de dança garantem bem-estar físico e incentivam convivência solidária