Você está aqui

Música como ferramenta social para crianças e adolescentes

“A música me completa, me dá harmonia, leveza, não me deixa ansiosa para nada”, destacou a jovem Ana Clara, de 13 anos.

Presidente Prudente/SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) acredita e investe no futuro de crianças e adolescentes. O compromisso é despertar, por meio de iniciativas lúdicas, culturais, artísticas e esportivas, bons valores e importantes habilidades que poderão influenciar diretamente para que sejam protagonistas de suas vidas.


Uma das ferramentas com resultados satisfatórios e que já vemos grandes mudanças de comportamento, na socialização e na descoberta de novos talentos, é por meio da Música. Dentro do programa Criança: Futuro no Presente!, meninas e meninos de 6 a 15 anos, têm contato com o violino, a flauta doce e o violão, e com a história da música e de compositores nacionais e internacionais, por meio da Oficina de Musicalização.

Quero ajudar a LBV

A educadora social da LBV e responsável pela oficina, Agnes Nogueira, explica: “A musicalização, desde cedo, ajuda em diversas áreas do desenvolvimento da criança, que perpetua do cognitivo ao pessoal, auxiliando nas relações de afetividade, reconhecimento dos sentimentos, criticidade e autonomia, além de promover a aproximação com culturas diversas, ricas em significado. É gratificante quando a gente consegue acompanhar o progresso das crianças e as evoluções delas na musicalização. Quando eles entram de um jeito e começam a mudar e a melhorar é surreal”, destacou.

Leilla Tonin

Presidente Prudente, SP — Flauta doce é uma das atividades de musicalização oferecida no Centro Comunitário da LBV na cidade.

Novas descobertas

“A música me completa, música me dá harmonia, me dá leveza, não me deixa ansiosa para nada, me faz ficar calma”, explica a jovem Ana Clara, de 13 anos. E reitera: “Eu amo ficar aqui. É como uma segunda casa para mim, me sinto acolhida com os educadores, todo mundo é amigo, todo mundo se respeita, aqui é muito bom”. Aos colaboradores da LBV, disse: “Eu queria agradecer muito eles, porque sem eles eu não estaria aqui, não teria tudo isso que eu tenho, não faria música, eu seria reservada, assim como eu era, mas agora eu sou feliz, eu tô aqui na LBV e agradeço muito a vocês ter ajudado a gente”.

Vitória, de 7 anos, conta que durante as aulas de violão ela só sabia fazer o primeiro acorde. “Quando eu fiz o segundo acorde eu fiquei muito feliz, eu pulei de alegria em casa”, conta empolgada. \o/

Thiago Ferreira

Presidente Prudente, SP — Concentrados, os meninos e meninas atendidos pela LBV, aprendem a tocar Violino na Instituição! \o/

Essas atividades têm como base a inovadora proposta pedagógica da LBV, criada pelo educador Paiva Netto. Formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional alia o sentimento ao desenvolvimento da inteligência dos pequeninos, formando, assim, “Cérebro e Coração”.

— Quero ajudar a LBV

Trabalho diário da LBV

Em seu Centro Comunitário de Assistência Social, a LBV desenvolve diariamente atividades lúdicas e educativas por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, de forma que as meninas e os meninos possam se desenvolver, fortalecer laços familiares, aprender sobre seus direitos e deveres para contribuírem com uma sociedade mais justa e, acima de tudo, para que sejam crianças saudáveis e felizes.

Leilla Tonin

Presidente Prudente, SP — O sorriso dos atendidos não esconde a satisfação deles em participar das oficinas de musicalização na LBV.

A você que ajuda e investe no trabalho da Legião da Boa Vontade, o nosso sincero agradecimento.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Presidente Prudente, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dr. José Foz, 38 — Bosque. Para outras informações, ligue: (18) 3916-5671.