Música, autismo e inclusão
Na LBV, a música é ferramenta de ensino e agente motivador, de integração e de crescimento pessoal.
A música é uma excelente ferramenta educacional. Por isso, a LBV investe no aprendizado de instrumentos melódicos, harmônicos e percussivos e na realização de oficinas de música (canto, violão, flauta doce e percussão) em dezenas de cidades brasileiras.
Não à toa, a linguagem musical é um dos pilares das atividades do Programa LBV — Potencializando Habilidades.

Graças ao uso da música nas atividades da iniciativa, Juan Kler Paixão, 9 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é aluno do 4º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional da LBV no Rio de Janeiro, tem apresentado um adequado desempenho pedagógico, tirando boas notas e tornando-se cada vez mais participativo na escola.
Ele começou a se interessar por instrumentos musicais ainda na Educação Infantil, apreciando mais o piano, o pandeiro e o pandeiro meia lua.
"As oficinas de música ajudam muito o nosso trabalho com os estudantes com questões diagnósticas na escola, principalmente os que têm dificuldade na sua comunicação social, no seu repertório verbal, porque contribuem para que essa criança sinta prazer de estar naquele ambiente, o que favorece também a memória, o raciocínio lógico, a atenção e a concentração, proporcionando a ela motivação e alegria. Esses sentimentos são responsáveis pela liberação de hormônios importantes para a aprendizagem, como a serotonina e a dopamina”, explica a coordenadora do PPH, Andreia de Jesus, especialista em Neurociência Pedagógica.
Ela ainda completa:
“A música enriquece e potencializa as habilidades em toda a região cerebral, tendo as principais áreas ativadas: lobo frontal (área da atenção, criatividade e raciocínio lógico); lobo parietal (área de linguagem e interpretação); lobo temporal (área da audição e memória auditiva); lobo occipital (área da visão) e cerebelo (área relacionada aos aspectos motores e psicomotores), que também serão potencializadas a partir das experiências vivenciadas com os instrumentos musicais entre outras, que são fundamentais no processo educacional”.
A sua doação ajuda a proporcionar isso e muito mais aos nossos atendidos. Com a sua ajuda, trabalhamos para transformar a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. Você é um elo de nossa Corrente da Boa Vontade!
Esse texto foi publicado originalmente na revista BOA VONTADE nº 270, de março de 2022. Para ler outros conteúdos desta edição, clique aqui.
* O programa LBV — Potencializando Habilidades (PPH) acompanha o desenvolvimento pedagógico, emocional e social dos alunos com necessidades educacionais diferenciadas, promovendo estratégias e adaptações que os ajudem no aprendizado dos conteúdos curriculares.