Você está aqui

Mulheres são homenageadas no Centro Educacional da LBV na Cidade Maravilhosa

Durante todo o ano, a Legião da Boa Vontade realiza ações de valorização da Mulher, por entender que investir no público feminino é apoiar a família. Em 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, por isso, a LBV promoveu durante todo o mês atividades especiais em homenagem à parcela feminina da sociedade. No Rio de Janeiro, RJ, em parceria com a Super Rádio Brasil — AM 940, a Instituição homenageou, nessa segunda-feira, 30, com um café da manhã no Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, algumas representantes de diversos setores da sociedade fluminense, entre elas, artistas, autoridades, policiais e educadoras.

Priscilla Antunes

Participaram da ação representantes de diversos setores da sociedade fluminense, entre elas, artistas, autoridades, policiais e educadoras.

Participaram do evento Ana Maria Rocha, psicóloga, jornalista e secretária especial de Políticas para as Mulheres; Eliza Neves, assessora de imprensa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; Jurema Batista, subsecretária de Inclusão Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social; Lúcia Fia, assessora da secretaria de Desenvolvimento Social; Patrícia Alemany, subchefe de Polícia Civil; Ana Paula Costa, delegada de polícia da Delegacia do Consumidor; Rafaela Silva Mendonça, inspetora de polícia; Nilze Carvalho, cantora; Edith Oliveira, do Centro Popular de Acari; Zulmira de Oliveira, jornalista de O Monitor Mercantil; Ana Carla Tem, maquiadora; Ana Carolina, gerente de marketing do Shopping Nova América; Claudia Costa, vice-reitora da Universidade Augusto Motta (Unisuam); Joyce Albuquerque, major da UPP Caju; tenente Nathália e soldado Priscilla, da UPP Adeus/Baiana.

O evento também contou com a apresentação do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por atendidos na unidade da LBV. Durante a apresentação, a vice-reitora da Unisuam, Claudia Costa, declarou: "Fico lisonjeada e emocionada por ser lembrada enquanto mulher e por a LBV, de forma tão carinhosa, separar um dia para homenagear as mulheres que certamente estão se destacando nesse cenário. Eu recebo de forma muito emocionada essa bela homenagem, esse coral lindíssimo das crianças, e ratifico a importância da LBV nesse nosso contexto social, fazendo uma grande diferença".

Na oportunidade, foi lido também o artigo "Beijing+20 (2015) — O protagonismo da mulher na construção da Paz", do jornalista Paiva Netto, que consta na edição especial da revista Boa Vontade Mulher, lançada na 59ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, que ocorreu na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York/EUA. Sobre a atuação da LBV nas Nações Unidas, a sra. Ana Rocha, secretária especial de Políticas para as Mulheres, disse que observou de perto o trabalho realizado pela Instituição.

Em entrevista à Super Rede de Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, internet e publicações), ela destacou: "É muito estimulante, porque as crianças são o futuro desta nação. Esse belo trabalho que a LBV faz em educar crianças carentes é muito importante; e também o coral belíssimo, porque a música liberta. Então, esse coral mostrou a vitalidade das crianças, a sua alegria em cantar, e nos alegrou muito, ou seja, começamos a semana bem, com uma música agradável. (...) Com certeza, esse trabalho pelas crianças vai render frutos, porque as políticas de gênero devem começar a criar uma nova imagem da mulher na sociedade, justamente nessa nova geração. Então, as crianças serem educadas na base da igualdade entre homens e mulheres, da importância de que o amor constrói e não destrói, eu acho que isso é fundamental! Então, hoje, essa bela homenagem só nos faz reforçar a nossa determinação de continuar trabalhando pela igualdade, pela felicidade entre homens e mulheres, e por uma sociedade igualitária".

Priscilla Antunes

As homenageadas acompanharam apresentação do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade.

Após a homenagem, todas as convidadas visitaram as instalações do Centro Educacional José de Paiva Netto, e a cantora Nilze Carvalho falou sobre a alegria de conhecer a escola: "Eu estou muito feliz de conhecer essa unidade da LBV; sempre ouvia falar, mas nunca tinha vindo aqui ver fisicamente, pessoalmente, esse trabalho maravilhoso que eu já conhecia e que acontece há muitos anos. Ouvir as crianças cantarem tão lindamente é muito emocionante! É perfeita essa junção da educação com a música: a LBV é um exemplo que deveria ser seguido por todo o Brasil e por outras instituições, porque a música faz parte da educação, é uma disciplina que ajuda outras. A gente tem um lema no Sindicato dos Músicos, de música na escola, e aqui a gente percebe que a música norteia bastante o trabalho da LBV. É a cultura no geral que facilita muito as outras coisas".

Sobre a emoção de ter participado, a major Joyce, da UPP do Caju, afirmou: "Estou lisonjeada, muito feliz mesmo! Ver essas crianças foi muito emocionante: cada sorriso no palco despertava na gente a vontade de voltar a ser criança, e a alegria de ver crianças sendo tão bem-tratadas com uma estrutura muito boa, e podendo transparecer para gente o sorriso e a beleza infantil. A parceria com a LBV tem trazido para a comunidade um benefício enorme nesse projeto com as lutas".

A subchefe de Polícia Civil Patrícia Alemany destacou a parceria feita com a LBV: "Foi muito gratificante, emocionante! Ser homenageada pelas crianças é muito bom. E ver o trabalho da Legião da Boa Vontade, tão importante para a sociedade, trabalho de educação, de crescimento, de cultura... Então, é muito bom para a Polícia Civil ter a Legião da Boa Vontade como parceira para boas atitudes e boas referências. Temos uma parceria com a LBV com a questão do Esporte; também estamos com o projeto Papo de Responsa, que são policiais que falam para os jovens das questões positivas. Então, é uma parceria que está andando muito bem!".

A delegada Ana Paula Marques de Farias ressaltou que, com a ação promovida pela LBV, iria começar a semana com o sentimento renovado: "Foi uma honra estar aqui representando as mulheres e a Polícia Civil como um todo; estou lisonjeada! A homenagem renovou minha semana, recarregou minhas baterias. O canto das crianças não só me alegrou, como me deixou muito feliz por ter essa oportunidade de estar aqui e ver como é indispensável a gente passar para as crianças a importância da mulher, do papel dela como educadora, como formadora de família. Foi o que bem foi dito: quando você ensina para uma mulher, na verdade, está ensinando para uma família inteira".

No fim da visita, a sra. Jurema Batista relatou a emoção que sentiu durante toda a homenagem: "Muito emocionante as crianças cantando várias músicas que me tocaram. Já vim aqui outras vezes e estou vendo que o trabalho de vocês está crescendo! Eu quero voltar aqui mais vezes! Sei do trabalho que vocês estão desenvolvendo na comunidade do Morro dos Macacos, aqui também [em Del Castilho], e eu quero, enquanto integrante da prefeitura do Rio de Janeiro, ficar parceira de vocês, para que possamos trabalhar juntos, paa engradecer o ser humano e a alma humana".

No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 — Del Castilho. Para outras informações, ligue: (21) 3297-7100.

Colaboração: Rafael Ferro.