Mudanças climáticas é tema de congresso promovido pela Abrampa e pelo Ministério Público do RS
Evento contou com a apresentação musical de crianças atendidas pela LBV
A cidade de Porto Alegre/RS sediará, de 25 a 27 de abril, o XVIII Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. Com o objetivo de fomentar o debate e estimular a pesquisa e o estudo dos institutos de Direito Ambiental, serão apresentados resultados práticos para a atuação do Ministério Público no dia a dia no que diz respeito à proteção e defesa do meio ambiente.

À Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV e Internet), o dr. Daniel Martini, Promotor de Justiça e responsável pelo evento, falou sobre este importante encontro: "Entendemos que precisamos discutir a atuação do ministério público deste a constituição de 88, discutir o papel dos órgãos públicos, o papel da sociedade, o papel da educação nesse Brasil no que diz respeito à área ambiental. Afinal de contas, a própria constituição nos diz que a tarefa de defender o meio ambiente não é apenas do poder público, mas é da coletividade, é da sociedade, afinal é um direito que pertence a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
Sobre o papel da sociedade em também fazer a sua parte, o dr. Martini ressaltou: “(...) É hora de buscarmos as crianças e os jovens e aqui eu já quero agradecer a LBV pela participação efetiva com suas crianças aqui nesse evento, reputamos isso de fundamental importância. É na base que nós vamos alterar o comportamento da sociedade, portanto, a inserção dos jovens, a inserção da comunidade acadêmica no nosso evento é de fundamental importância, e é isso que nos motiva”.
A convite da organização, o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, formado por crianças atendidas pela LBV na cidade de Glorinha/RS, fez uma belíssima apresentação nesta quarta-feira, 25, interpretando canções sobre os cuidados com a Natureza, passando uma mensagem fraterna sobre a preservação da vida na Terra.

Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, da LBV.
“Foi um dos melhores momentos da abertura do Congresso [a apresentação das crianças da LBV], não apenas pelas canções e pelas letras das canções. A empolgação das crianças foi o ponto principal para sensibilizar. (...) Foi emocionante e conseguiu trazer o recado mais claro que até a gente. Muito obrigado. Agradeço muito o apoio da Legião da Boa Vontade e esperamos que continuem lutando por uma sociedade melhor”, parabenizou o sr. Luis Fernando Barreto, presidente da Abrampa.
LBV no Rio Grande do Sul
Na oportunidade, o dr. Daniel Martini destacou a atuação da LBV no Estado. “Já fui visitar algumas vezes [LBV em Glorinha], fui promotor na região. Eu só tenho a agradecer a LBV por essa disposição. Uma instituição aqui no Rio Grande do Sul que nós reconhecemos a importância do trabalho que faz, o ensino ecumênico, enfim, todo trabalho na região e para o estado do Rio Grande do Sul. Portanto, nosso sincero agradecimento e reconhecimento ao trabalho da LBV, que tenho certeza absoluta que tem também como pauta a defesa e o ensino sobre as questões ambientais. Um abraço ao Paiva Netto, um abraço a todos os componentes dessa grade família. Muito obrigado”.
Em todas as suas ações voltadas ao tema, a Legião da Boa Vontade busca conscientizar o público atendido, a comunidade e as famílias beneficiadas da importância de preservar o meio ambiente. Por meio da campanha “A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”, promove palestras educativas, atividades lúdicas, passeios culturais, promovendo essa conscientização para que todos façam a sua parte e cuidem do Planeta Terra.
Sobre o evento

O encontro tem como foco central a discussão do perfil de atuação do Ministério Público Ambiental e os 30 anos da Constituição Federal. Promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e correalizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, o congresso reunirá cerca de 350 pessoas, entre elas: magistrados, advogados, empresários, representantes de ONGs ambientais, comunidade acadêmica, profissionais técnicos e estudantes, além de importantes nomes da comunidade local. A programação ainda inclui, entre muitos destaques, importante palestra do jornalista André Trigueiro.
O evento ocorre no Auditório Montercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, localizado na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, Praia de Belas, na capital gaúcha.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.congresso.abrampa.org.br