Você está aqui

Mostra cultural finaliza projeto lúdico sobre o folclore brasileiro

O evento foi aberto ao público e contemplou apresentações teatrais, de dança, cantigas de roda, jogral, trava-línguas, capoeira e percussão.

Aracaju, SE — A Legião da Boa Vontade (LBV) sabe que o acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, realiza frequentemente atividades lúdicas que valorizam, por exemplo, a rica cultura brasileira. Nesse mês, o folclore permeou as ações trabalhadas com os atendidos e deu origem a uma exposição que reuniu trabalhos artísticas de crianças, adolescentes e idosos que participam dos programas socioeducacionais da Instituição.

Vania Bandeira
Vamos aprender um pouco mais sobre o folclore brasileiro? As crianças, os adolescentes e os idosos atendidos pela LBV mergulharam na cultura nacional para organizar uma mostra para os moradores do bairro Industrial.

O evento, realizado no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, foi aberto ao público e contemplou apresentações teatrais, de dança, cantigas de roda, jogral, trava-línguas, capoeira e percussão. “A garotada apresentou um teatro sobre as lendas da Iara e do bumba meu boi, danças e diversas cantigas, além da apresentação do grupo da percussão, com instrumentos feitos com materiais recicláveis. Esse aprendizado é muito importante, pois não deixamos esquecer a nossa cultura”, explicou a educadora da LBV Andrea Paz.

AJUDE A LBV a construir um Brasil melhor!

A mostra foi prestigiada por muitos moradores da região, colaboradores e familiares. Ver o trabalho artístico das crianças expostos encheu muitos pais e avós de orgulho. “Minha neta é feliz por estar aqui na LBV, sou muito grata por esse espaço maravilhoso. Temos que agradecer a Deus todos os dias por nos proporcionar um ambiente tão bom como esse”, enalteceu a sra. Maria de Fátima Alves, avó da pequena Mirela, de 6 anos.

Vania Bandeira
O evento cultural promovido pela LBV foi recheado de apresentações teatrais, de dança e de música, contagiando a plateia.

Para os beneficiados, o projeto cultural empreendido pela LBV garantiu diversão e aprendizado. Uma boa maneira de assimilar conhecimento, né? "Adoro participar das atividades na LBV. A gente se diverte bastante e aprende somente coisas boas, eu nunca fico de fora”, destacou Kauã, de 11 anos.

Pintando um futuro melhor

A Oficina de Arte e Cultura, desenvolvido pelo programa Criança: Futuro no Presente!, promove o desenvolvimento da musicalidade, da expressão corporal, das artes plásticas, da dança e do teatro, além de aulas sobre música e instrumentos musicais, trabalhando repertórios que enaltecem a Cultura de Paz em diversos ritmos brasileiros. São ações que valorizam a formação integral dos atendidos, como determina a linha educacional da Legião da Boa Vontade.

Nayara Leão
A diversão não prevê idade e o grupo da Melhor Idade do programa Vida Plena também colaborou para as apresentações artísticas da mostra.

Formada pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, a proposta alia sentimento ao desenvolvimento cognitivo dos pequeninos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o conhecimento e os ambientes de suas vidas, incluído o escolar. Esse método é aplicado, com sucesso, em todas as Unidades de atendimento da Instituição.

Em Aracaju, SE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Reis Lima, 181 (3º anexo do CAIC) — Industrial. Para outras informações, ligue: (79) 3241-4614.

LEIA TAMBÉM:
Festival Folclórico da LBV explora expressões culturais do Nordeste
+ No interior paulista, festival valoriza riquezas culturais do Nordeste
Semana do Folclore — A arte de aprender brincando