Literatura de cordel desperta gosto pelos livros e desenvolve consciência crítica
Recife, PE — O gosto pela leitura deve ser incentivado desde cedo. Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve, por meio de seus programas socioeducacionais, uma série de atividades que promovem esse saudável hábito. Na capital pernambucana, a Instituição realizou, recentemente, o projeto lúdico Cordel: cantos e encantos.

Investir em cultura é apostar num Brasil melhor; AJUDE A LBV!
A iniciativa, direcionada a meninas e meninos que participam do programa Criança: Futuro no Presente!, contribuiu, por intermédio da literatura de cordel, para o crescimento do universo informacional, artístico e cultural dos atendidos. Esse gênero é escrito em versos rimados e impresso em folhetos. O nome tem relação com o modo como esses trabalhos são expostos: pendurados em barbantes ou cordéis.

Durante o projeto, as crianças ainda receberam a visita do cordelista pernambucano Franklin Costa. Na ocasião, ele conversou com os pequenos sobre a importância desta modalidade literária para a cultura brasileira, ensinando-os a produzir os folhetos. “Fiquei muito satisfeito em contribuir com essa ação da LBV. A arte e a cultura não podem estar desvinculadas da educação, principalmente por se retratar a identidade do povo. Vocês estão de parabéns”, declarou.
“O que achei mais interessante é que o autor tem que estar inspirado nos assuntos que ele deseja compor”, destacou o adolescente Bruno, 13 anos.
A educadora social da LBV Sheila Cristiane da Silva explica como a literatura do cordel despertou o interesse pelos livros e para uma consciência crítica: “Foi bastante proveitoso a interação de cada um com suas temáticas. Desenvolvendo competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo para uma formação cidadã”.
+ "Uma visão além do intelecto": conheça a nossa proposta educacional
Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.
VEJA TAMBÉM:
+ Atividade educativa colabora para a formação de consumidores conscientes
+ BH: atendidos recebem jornalista Samara Costa e aprendem trabalho de um repórter
+ Aula de capoeira demonstra valor do respeito e da disciplina
+ Projeto lúdico da LBV valoriza manifestações culturais de Goiás