Você está aqui

Leitura na gestação promove hábito e estreita vínculos entre mãe e bebê

Mães atendidas pela LBV aprendem que a prática pode ser incentivada antes mesmo do nascimento dos filhos.

São José, SC — Os laços afetivos entre mãe e filho começam a ser desenhados antes mesmo do nascimento da criança. E esse não é um exercício complexo e moroso. Pelo contrário. Pequenas ações são suficientes para realçar as conexões emocionais entre o bebê e seus familiares. A leitura, por exemplo, fortalece a comunicação com a criança, fazendo com que ela reconheça a voz da mãe e ainda desperte o gosto pelos livros.

Cuidar da mulher é cuidar da família; AJUDE A LBV!

Sabendo disso, a Legião da Boa Vontade (LBV) realizou uma Roda de Leitura com as gestantes que integram o programa Cidadão-Bebê. Nessa atividade, mãe e filho entraram em uma única sintonia: o amor pela leitura. A oficina foi conduzida pela professora de Literatura do Serviço Social do Comércio (Sesc), Neusa Aparecida Kull.

Scheila Viegas
A atividade foi conduzida pela professora de Literatura do Sesc, Neusa Aparecida Kull. Na ocasião, ela leu alguns livros e destacou a importância deste exercício para o desenvolvimento dos bebês.

Durante a iniciativa, a palestrante destacou às futuras mamães a importância da leitura ainda na gestação, indicando algumas obras. "É com muita alegria que compartilho este momento com elas. A leitura deve ser algo feito desde o ventre materno, despertando assim o gosto pela leitura desde o começo da vida’’, comentou.

Entusiasmo e alegria eram sentimentos facilmente identificados no rosto das participantes. “Eu adorei! Gosto de ler e, depois desta palestra, só aumentou a minha vontade de praticar esse hábito com meus filhos e com o bebê que estou esperando”, disse a atendida Mariana Correia.

+ Conheça as nossas ações em prol das mulheres

Na oportunidade, cada gestante escolheu uma obra lietrária para levar para casa e colocar em prática o que aprendeu. “Hoje aprendi que a leitura também ajuda a diminuir a tensão que é passada ao bebê pelo cordão umbilical”, pontuou Bruna da Silva, grávida de 7 meses. “Vou começar a ler para meu filho”, finalizou.

Em São José, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida das Margaridas, 12 — Serraria. Para outras informações, ligue: (48) 3258-7596.

LEIA TAMBÉM:
Legião da Boa Vontade presenteia futuras mamães com enxovais