Legião da Boa Vontade intensifica trabalho ambiental e promove visita à trilha ecológica
O passeio ressaltou que a manutenção dos recursos naturais depende da urgente mudança de hábitos da sociedade. Você está fazendo a sua parte?
Curitiba, PR — O Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), promoveu, nesse mês, uma série de atividades lúdicas e culturais para pontuar as comemorações da Semana Mundial do Meio Ambiente. As iniciativas ressaltaram que a manutenção dos recursos naturais depende da urgente mudança de hábitos da sociedade. Simples atitudes podem fazer muito bem ao planeta, sabia?
Plante um futuro melhor; AJUDE A LBV!

Em sala de aula, as crianças aprenderam que separar o lixo e reaproveitar materiais recicláveis, transformando-os em itens de decoração e brinquedos, são ótimas formas de ajudar o mundo. Além disso, discutiram a recente crise hídrica que assolou algumas regiões do Brasil nos primeiros meses do ano. E o resultado dessas atividades lúdicas pode ser visto nas atitudes adotadas posteriormente pelos alunos.
+ Conheça nossas ações na capital paranaense
“Aqui na LBV aprendo que devemos sempre preservar a natureza. Não podemos desperdiçar a água, pois se ela acabar não teremos como viver”, conta Felipe Lopes, participante do Projeto de Apoio aos Ex-alunos (PAEx).
Por um mundo melhor!
O aprendizado seguiu fora da Escola e o projeto especial contemplou uma visita ao Museu da Vida, criado pela Pastoral da Criança a fim de preservar a memória da missão de sua fundadora, dra. Zilda Arns. Na oportunidade, os pequenos realizaram uma caminhada na Trilha do Bosque, uma área com 13 mil m² de Mata Atlântica que permite aos visitantes um contato com a Natureza.

E não foi uma simples caminhada. Antes do trajeto, os estudantes receberam uma mochila produzida a partir de papelão e barbante — materiais recicláveis —, para que recolhessem tudo o julgassem bonito, como folhas, galhos de árvore e pedras. Um momento de muito aprendizado! “Se cada um fizer a sua parte tudo poderá ficar limpo, vai ter mais ar puro”, comenta o aluno Felipe, mostrando o resultado positivo das ações realizadas pela Escola.
“Formando Cérebro e Coração”
Essas e outras atividades são sempre norteadas pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, inovadora linha pedagógica da Legião da Boa Vontade. A proposta, aplicada, com sucesso, em todas as unidades de atendimento da Instituição, promove uma “visão além do intelecto”, como preconiza o seu criador, José de Paiva Netto.

A Pedagogia do Afeto, voltada a crianças de até 10 anos, tem como propósito o desenvolvimento cognitivo associado ao desenvolvimento espiritual, direcionando a criança à busca pelo conhecimento. “Assim o aluno é levado a entender a importância do meio ambiente para sua a vida e dos demais seres do nosso planeta, percebendo a sua responsabilidade na preservação da natureza”, explica a coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, Josiane D’Emengeon da Rosa de Almeida.
“A educação infantil é a base para a formação dos futuros cidadãos. Ao mostrarmos a importância de conhecer o meio em que vivemos, e como este depende das nossas ações, estaremos formando adultos melhores e conscientes”, conclui a pedagoga.
Em Curitiba, PR, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180 — Boqueirão. Para outras informações, ligue: (41) 3386-8430.
LEIA TAMBÉM:
+ Plante uma boa ideia e ajude a preservar o meio ambiente
+ Em Maringá, LBV celebra o Mês do Meio Ambiente com ações lúdicas especiais