Você está aqui

LBV reforça incentivo ao esporte com oficina gratuita de karatê

As aulas foram incluídas no cronograma lúdico em parceria com a Federação Cearense de Karatê

Fortaleza, CE — Para reforçar as atividades desenvolvidas com os seus atendidos, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade na capital cearense está oferecendo oficina gratuita de karatê aos meninos e meninas integrantes do programa Criança: Futuro no Presente!. O objetivo é aprimorar as habilidades técnicas necessárias para o exercício da arte marcial e fazer com que eles vivenciem a cidadania de forma ecumênica e solidária.

Leandro Nunes

Com as aulas iniciais, as crianças já desenvolvem alguns golpes e defesas praticadas no esporte.

As oficinas são desenvolvidas por professores voluntários indicados pela Federação Cearense de karatê. Os atendidos pela LBV aprendem movimentos básicos e a função de cada golpe aplicado em uma competição, além de entenderem os benefícios da prática esportiva. Dá só uma olhada num trechinho que filmamos da aula =)

Para o professor Adriano Barbosa Gomes da Silva, o esporte transformou sua vida e com isso aceitou o desafio de ministrar as oficinas na LBV. "Não pensei duas vezes em aceitar esse desafio, já que faço parte também de projetos sociais. Nasci e me criei em comunidades carentes e por isso despertou esse desejo de ser um multiplicador, e como o karatê transformou minha vida eu quis tentar fazer isso com as pessoas da minha comunidade. Agradeço demais ao presidente da Federação que me deu esta oportunidade de ministrar as aulas para pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas que realmente precisam. Muito obrigado também à LBV que está me dando esta chance e, principalmente, aos meus pais que me ensinaram tudo que sei hoje".

Leandro Nunes

Crianças iniciaram as atividades de Karatê com professores voluntários da Federação Cearense de karatê.

Ângela Gabriela, de 13 anos, atendida pela Instituição, relatou que está aprendendo muito com as aulas: "Muito legal participar dessa atividade. Antes eu não dava atenção nem gostava muito, mas com os ensinamentos do professor aprendi que karatê não é violência, é um esporte muito bom que nos motiva e nos ensina a ter mais atenção e disciplina”.

O ensino da modalidade, bem como das demais disciplinas ministradas pelo programa Criança: Futuro no Presente! é permeado pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, que formam a inovadora linha educacional da Legião da Boa Vontade. A proposta, criada pelo educador Paiva Netto, alia a vivência dos bons valores à construção do conhecimento para a formação integral de cada indivíduo.

Leandro Nunes

Meninos e meninas que integram o programa Criança: Futuro no Presente! participam das atividades de Karatê com professor voluntário.

Com o esporte, a LBV ajuda a trabalhar os valores da disciplina, do respeito, da amizade, do companheirismo, enfrentar novos desafios e saber superá-los, ganhando ou perdendo na modalidade. Com isso, as crianças e jovens atendidos têm a possibilidade de ver a vida sob uma nova perspectiva, aliando esses ensinamentos com a realidade em sua volta. A ideia é formar cidadãos mais conscientes e engajados socialmente, para que possam construir um futuro melhor.

Em Fortaleza, CE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, nº 275 — Vila Manoel Sátiro. Para outras informações, ligue: (85) 3484-3533.