Você está aqui

LBV reforça incentivo ao esporte com oficina gratuita de capoeira

As aulas foram incluídas ao cronograma lúdico da Instituição no início deste mês e já promoveu um encontro entre os atendidos e integrantes do Grupo Capoeira Luanda.

Goiânia, GO — Quando o som inconfundível do berimbau começa a ressoar na quadra poliesportiva do Centro Comunitário de Assistência Social, a garotada atendida pela Legião da Boa Vontade (LBV), na capital goiana, já sabe que a roda de capoeira está para começar! Incluída no início deste mês ao cronograma lúdica da Instituição, a atividade movimenta os pequenos e já é uma das preferidas dos participantes do programa Criança: Futuro no Presente!.

Letícia de Moura
Numa roda de capoeira, as crianças aprendem mais que a ginga dos movimentos característicos da modalidade. Elas trabalham a disciplina, a concentração e o espírito esportivo.

Com as aulas, a LBV busca disseminar entre as meninas e os meninos atendidos a modalidade esportiva que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Além de toda diversão, a capoeira também auxilia na coordenação motora e dá aquela forcinha para que os pequenos tenham um bom desempenho na escola. Quer saber como? o educador social Eleniton Borges Correia explica: “A capoeira ajuda na disciplina das crianças mostrando que para alcançar o objetivo é preciso manter o bom comportamento em todas as práticas, seja na escola ou em casa”.

Esporte é vida!

Para reforçar esse trabalho, as crianças e os adolescentes assistiram, no último domingo, 4, a uma apresentação do renomado grupo “Capoeira Luanda”. Além de promover a atividade, com demonstrações da ginga, os esportistas interagiram com os atendidos, trocando experiências e incentivando a prática esportiva.

Joana Guimarães
Na LBV, o esporte entra em campo a favor da educação! =)

O pequeno Pedro, de 10 anos, não escondeu sua empolgação em participar da roda. “Várias crianças pequenas fazem capoeira também e vi que é importante. O professor sempre fala para a gente se esforçar e ter um bom comportamento em todos os lugares que nós vamos. É por isso que eu gosto da capoeira por que me ajuda muito”, disse.

Eu quero colaborar! :)

“A capoeira forma cidadãos de bem, mostrando os aspectos culturais do esporte e contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Hoje pudemos ver aqui na LBV, um grande exemplo de como a capoeira contribui com a educação. Todas as crianças comportadas, organizadas e os pais presentes acompanhando, assistindo este trabalho e reconhecendo o quanto contribui”, ressaltou Jonathan Leandro Lira, o Professor Cigano.

Formando bons cidadãos

O ensino da modalidade, bem como das demais disciplinas ministradas pelo programa Criança: Futuro no Presente!, é permeado pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, que formam a inovadora linha educacional da Legião da Boa Vontade. A proposta, criada pelo educador Paiva Netto, alia a vivência dos bons valores à construção do conhecimento para a formação integral de cada atendido.

Letícia de Moura
A roda de capoeira organizada pela LBV contou com a presença das famílias atendidas e da comunidade.

Assim, a Instituição garante que os atendidos não aprimorem apenas as habilidades técnicas necessárias para o exercício da capoeira, mas também vivenciem a cidadania de forma ecumênica e solidária.

Em Goiânia, GO, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Jamil Abrão, nº 645 — Rodoviário. Para outras informações, ligue: (62) 3531-5000.