Você está aqui

LBV realiza Roda de Conversas sobre envelhecimento saudável

Encontro falou sobre a importância da Caderneta de Saúde do Idoso

Nova Friburgo, RJ — Com o objetivo de propor um encontro saudável e esclarecer dúvidas sobre qualidade de vida, a LBV promoveu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, neste dia 21, um encontro entre os idosos atendidos pelo programa Vida Plena e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

A atividade foi ministrada pela coordenadora de Saúde do Idoso, Eliane Miranda, que destacou aos idosos a importância da Caderneta de Saúde, que carrega informações importantes para qualquer imprevisto ou consulta. “A Caderneta de Saúde do Idoso foi implantada desde 2007, em Nova Friburgo, e estamos implementando, fortalecendo esse trabalho. É um prontuário que o idoso precisa carregar com ele. É fundamental que ele se conscientize desse documento. Qualquer imprevisto, em casa ou na rua que precise de assistência, vai estar com a carteirinha.  Se precisar ir ao médico, vai saber os medicamentos que usa, a quem se comunicar, se é diabético. É um mini prontuário que carrega com ele. É um documento tão importante quanto a carteira de identidade. É o documento da saúde”, disse a coordenadora. 

Éllida Mariane

A aposentada Orondina Santos, 62 anos, falou sobre a roda de conversa: “Gostei muito da palestra, da carteira do idoso e achei muito importante as informações pra gente. Eu levo a minha carteira para onde eu vou”.  

O programa Vida Plena, da LBV, contribui para a inserção sociocultural e para o fortalecimento da cidadania de idosos por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais. Em Nova Friburgo, a Instituição atende cerca de 20 idosas, oferecendo, gratuitamente, oficina de artesanato, toda terça-feira, de cidadania ecumênica, e oficina de Canto Coral.

Sobre esta ação, a coordenadora destacou: “É a primeira vez que venho à LBV, mas já conheço o programa voltado aos idosos, é um grupo informativo, que fala de todos os assuntos. É fundamental que o idoso participe de grupos para continuar socializado. Os idosos costumam se isolar. Mas temos que viver em sociedade, fazer novos amigos e obter informações em todas as áreas, não só a de saúde”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

Colaboração: Éllida Mariane.