Você está aqui

LBV realiza oficina de artesanato para o bem-estar dos idosos

A Instituição realiza atividades que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento dos seus atendidos.

Petrópolis/RJ — Praticar atividades como o artesanato proporciona diversos benefícios para a saúde na terceira idade, contribuindo para uma mente mais ativa. O trabalho manual possibilita uma significativa diminuição na ansiedade e no estresse, causando uma sensação de bem-estar ao estimular a criatividade do idoso.

Bruno Bergkirchner

Petrópolis, RJ — Com o artesanato, os participantes podem desenvolver a convivência e o fortalecimento de vínculos.

 

Ainda, a pratica artística ajuda a melhorar a capacidade de expressão e comunicação, além de servir como uma forma de ocupação, lazer e integração. No Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), são realizadas oficinas de artesanato para os atendidos do Vida Plena — serviço de convivência que objetiva oferecer aos idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares.

Os participantes aprendem técnicas para confeccionar flores com material EVA e outros objetos decorativos. As oficinas, além de contribuírem para o aperfeiçoamento artístico, também auxiliam na geração de renda.

Ao praticarem os métodos ensinados, os idosos melhoram a coordenação motora, as habilidades manuais e fortalecem os vínculos afetivos, uma vez que preenchem seu tempo vago com a criatividade, gerando bem-estar mental e qualidade de vida.

Bruno Bergkirchner

Petrópolis, RJ — As idosas participam, com entusiasmo e alegria, das atividades artísticas. 

 

“Eu me sinto maravilhosamente bem, porque quando eu vim para cá [LBV] eu estava entrando em depressão e aqui eu fiquei bem, comecei a me enturmar mais e, graças a Deus, fiquei boa. Eu fico muito feliz aqui, eu converso, aprendo, para mim está sendo uma nova vida”, destaca a atendida Maria José Ferreira.

Além do artesanato, são realizadas oficinas com o objetivo de promover a sociabilidade na terceira idade. As atividades visam possibilitar aos participantes conectar-se com os seus sentimentos para que possam reconhece-los e usa-los da melhor forma, sempre respeitando a opinião e o espaço do outro. Estimula-se vivências coletivas, relações de afetividade e de solidariedade. 

Bruno Bergkirchner

Petrópolis, RJ — Participantes da oficina de artesanato para a terceira idade. ♥ 

 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Petrópolis, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, fica na Rua Luiz Pellegrini, 128 – Cascatinha. Telefone: (24) 2233-1400.


*Com informações do site Residencial D’ Villa Mathilde.