LBV propicia educação musical a crianças e adolescentes atendidos
Por meio da Oficina de Musicalização, a Entidade trabalha a disciplina, a prática de hábitos saudáveis e a vivência de bons valores.
Piracicaba, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, diariamente, uma série de atividades lúdicas, culturais, recreativas e esportivas que auxiliam no desenvolvimento socioeducacional e afetivo de crianças e adolescentes. Uma dessas iniciativas é a Oficina de Musicalização, que trabalha a disciplina, a prática de hábitos saudáveis e a vivência de bons valores, por meio de conhecimentos teóricos e práticos do universo musical.

No interior paulista, para que esse aprendizado seja efetivo, a Instituição oferece aulas gratuitas de flauta por meio do projeto "Sopro Doce". A iniciativa é coordenada pela educadora social Kamila Oliveira e oferece aos participantes mais que o conhecimento necessário para que aprendam a tocar o instrumento. “A música aguça a percepção, aprimora o raciocínio, ajuda na autodisciplina, desenvolve a paciência e a sensibilidade, além de ajudar também a criança na aquisição de uma boa base emocional, preparando-a para uma vida adulta mais saudável e equilibrada”, explica. Viu, só? Música forma, sim, uma rima perfeita com educação!
Faça parte desta Corrente Solidária; AJUDE A LBV!
As aulas caíram no gosto da criançada e não demoraram a dar frutos. Após o início do curso, já era possível identificar melhoras no comportamento e nas habilidades artísticas dos pequenos. “É possível observar a melhora de todos na disposição para cantar, na questão da inibição, expressão e afinação. Os atendidos estão mais atentos, principalmente no momento do manuseio do instrumento, que é a flauta. As músicas ensaiadas farão parte das comemorações de fim do ano, na festa de encerramento das atividades da LBV”, completou Kamila.

Para o atendido Samuel, 11 anos, a vida é mais harmônica quando se tem o hábito de ouvir uma boa música. “Quando participo das aulas de música e aprendo as letras que falam de União, Respeito e Amor, fico mais alegre. Sinto que posso transmitir para outras pessoas minha alegria através do meu canto”, disse.
Vale ressaltar que a LBV ainda se vale de outra alternativa para despertar o gosto pela música: o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade. O coro mirim apresenta repertórios que enaltecem as boas atitudes, como o respeito à Natureza e a prática da Solidariedade, em diversos ritmos. “Cantar é uma das melhores formas de expressar os sentimentos”, comentou a atendida Larissa, 14 anos.
Em Piracicaba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Lázaro Lozano, 46 — Vila Monteiro. Para outras informações, ligue: (19) 3433-0948.
LEIA TAMBÉM:
+ Coral Infantojuvenil da LBV canta em evento ecológico da PUC
+ Grupo Infantojuvenil de Dança, da LBV, participa de festival cultural em Santos
+ Crianças da LBV participam de teatro interativo do Galpão Cine Horto