Você está aqui

LBV possibilita inserção de idosos no universo tecnológico

“Procurei o curso de Informática com o objetivo de sedimentar meus parcos conhecimentos sobre o assunto", disse atendido.

Niterói, RJ — O mundo está cada vez mais digital. Hoje, é possível fazer quase todas as transações financeiras nos aplicativos dos bancos, há aplicativos para pedir táxi, comida, marcar exames e consultas, entre muitas outras tarefas, o que torna o uso de tecnologias cada vez mais presente em nosso dia a dia. E se engana quem acha que isso é só coisa de jovem. Os internautas da terceira idade também estão conectados e usufruindo dessas facilidades.

No fim de junho, a Legião da Boa Vontade entregou o certificado de conclusão do curso de Informática aos adultos e idosos atendidos no programa Capacitação e Inclusão Produtiva, em seu Centro Comunitário de Assistência Social em Niterói. O curso tem o objetivo de aproximá-los da tecnologia e de oferecer uma oportunidade para estarem mais aptos ao mercado de trabalho.

Danilo Lima da Silva

Formandos do curso de Informática da LBV

Diversas histórias de superação foram reveladas, como a do aposentado Domingos Vicente de Castro, de 68 anos, que falou em nome dos formandos e demonstrou sua gratidão à LBV pela oportunidade. “Procurei o curso de Informática com o objetivo de sedimentar meus parcos conhecimentos sobre o assunto. No curso aprendi todas as informações repassadas sobre os módulos do pacote Office e os elementos básicos do computador. Todas as informações foram importantes e também o contato com um grupo etário de diferentes idades”.

Sobre o trabalho da Instituição, o sr. Domingos fez questão de destacar: “Desde o primeiro contato, no período da inscrição, fui recepcionado de forma humana, gentil e civilizada por todos os integrantes da LBV. A visão que sempre tive da LBV é que uma Casa caritativa e assistencial por excelência e que tão bem faz as pessoas menos favorecidas. Fiquem com Deus”.

A Legião da Boa Vontade possibilita a famílias em situação de vulnerabilidade, benefícios como alfabetização de adultos, orientação jurídica e social, apoio psicológico e incentivo a cooperativas de trabalho, por meio de diversos programas socioeducacionais. Tudo isso graças à ajuda do povo brasileiro.

No município de Niterói, os programas oferecidos são o Criança: Futuro no Presente!, Vida Plena e Capacitação e Inclusão Produtiva, com o curso de informática básica. Este último tem duração de quatro meses e o aluno aprende a manusear o computador, funções básicas como editor de texto, imagem, tabela de dados, criar apresentações em slides e acesso à Internet. Além disso, com o apoio do instrutor, os participantes elaboram o próprio currículo para se inserirem ou recolocarem-se no mercado de trabalho, além de conversar sobre os avanços tecnológicos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, de Niterói, está localizado na Alameda São Boa Ventura, 474, bairro Fonseca. Informações pelo telefone (21) 3628-8660.