Você está aqui

LBV pontua Dia da Árvore com passeio ao Jardim Botânico Chico Mendes

Vamos preservar a Natureza? O passeio que a Instituição proporcionou aos atendidos reiterou os cuidados com o Meio Ambiente.

João Fragoso
Durante o passeio ao Jardim Botânico Chico Mendes, as crianças puderam observar o ambiente e ouvir os sons da Natureza.

Santos, SP — Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV), realizaram na manhã dessa sexta-feira, 25, um passeio ecológico ao Jardim Botânico Chico Mendes. A atividade celebrou o Dia da Árvore e reforçou o trabalho socioambiental realizado pela Instituição na Baixada Santista.

AJUDE A LBV a construir um Brasil melhor!

Acompanhadas pelo monitor Pablo Antônio Gonzalez, as crianças e os adolescentes percorreram o parque e tiveram a oportunidade de despertar habilidades sensoriais, sentindo o cheiro das flores e percebendo as texturas das folhas. Há maneira melhor de celebrar o Dia da Árvore? :)

João Fragoso
O monitor Pablo Antônio Gonzalez explicou às crianças e aos adolescentes sobre os tipos de vegetação existente no local.

A atendida Maria Eduarda, de 8 anos, gostou do que viu. “Eu gosto de árvores e plantas. Quando estou perto da Natureza, me sinto mais feliz. Foi muito legal a atividade, porque abraçamos as árvores, fizemos trilhas, bebemos água da fonte e colhemos sementes para levar para a casa. Vou contar para os meus amigos da escola que foi um passeio maravilhoso”, disse.

Visite a Página da LBV no Facebook; curta essa ideia!

O passeio celebrou o Dia da Árvore, mas não pensem que essa foi uma ação pontual. Há mais de seis décadas, a Entidade promove atividades ecológicas e sustentáveis para crianças, jovens, adultos e idosos, reiterando a importância de preservar o Meio Ambiente. “A ocasião é propícia para reforçar consciência ambiental. Essa experiência contribui bastante para que se tornem multiplicadores desse conhecimento, transmitindo informações aos pais, amigos e vizinhos”, ressaltou a educadora social Érica Capelo.

Pintando um mundo melhor

A Legião da Boa Vontade sabe que a preservação da Natureza está diretamente ligada à mudança de comportamento do Ser Humano. Por isso, usa de diversas estratégias lúdicas para desenvolver a consciência ambiental de seus atendidos. Um desses espaços é a Oficina de Arte e Cultura, do programa Criança: Futuro no Presente!.

Juliana Moura
Para a pequena Nicole, de 7 anos, a parte mais interessante do passeio foi o momento em que puderam plantar sementes de diferentes espécies das árvores.

Nesta oficina, as crianças e os adolescentes testam sua criatividade e apresentam, artisticamente, seus pontos de vista acerca de temas como reciclagem, separação correta do lixo, o não desperdício da água e outros recursos naturais. Na sexta-feira não foi diferente. Após o passeio, os atendidos pintaram o sete e mostraram o que aprenderam durante a atividade externa.

Confeccionamos flores de origami. Em cada uma delas, os atendidos escreveram um sentimento e colocaram na árvore que eles mesmos produziram. Trabalhamos também alguns passos para melhorar o mundo, como reciclar, economizar a água e a preservar as espécies de seres vivos que compõem a fauna e a flora”, explicou a educadora social Danielle Malaquias.

Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 – Encruzilhada. Outras informações pelo telefone: (13) 3202-0080.

LEIA TAMBÉM:
LBV celebra chegada da primavera e intensifica trabalho ambiental
LBV comemora Dia da Árvore e desperta consciência sustentável
Faça como as crianças da LBV: dê uma mãozinha para a Natureza!