Você está aqui

LBV participa do “Brasil pela Paz” em Niterói

Em parceria com a AMAERJ, AMB, TJ-RJ e demais organizações, o objetivo é levar informação, cultura, cidadania e educação para prevenção da violência doméstica.

Niterói, RJ — A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) lançou, nesta segunda-feira, 21, no Teatro Oscar Niemeyer, na região metropolitana do RJ, a campanha “Brasil pela Paz – Na Luta contra a Violência Doméstica”. O evento faz parte da 8ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também lançada no mesmo dia, em solenidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).  O objetivo é levar informações à população, no que diz respeito ao acolhimento de crianças e mulheres vítimas da violência doméstica.

Infelizmente, os últimos números sobre este crime ainda são alarmantes. A pesquisa é do Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença da USP.

- No Brasil, uma em cada três mulheres sofrem algum tipo de violência, mas apenas 6% denunciam;

- 38% dos feminicídios em todo o mundo são cometidos pelos companheiros ou ex-companheiros das vítimas;

- O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países onde mais se mata mulheres.

AMAERJ

A organização da cerimônia teve a participação da AMAERJ, com apoio da Prefeitura de Niterói, e de entidades representativas da sociedade civil, além da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Clarke Empreendimentos Sociais e da Universidade do Circo, do ator Marcos Frota.

A presidente da AMAERJ, Renata Gil, agradeceu à plateia dizendo: “Durante as reuniões [preparatórias do encontro] percebemos que a sociedade se mobiliza. Niterói é o primeiro município do País que vai trabalhar a violência doméstica fora dos tribunais. Faço um agradecimento, de todo o coração, à sociedade civil organizada de Niterói. A AMAERJ é a entidade que congrega 1.350 magistrados. É o nosso braço com a sociedade”, afirmou.

A Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada pela Associação Clarke para participar do encontro por sua credibilidade e ações socioeducacionais que contribuem para a melhoria das condições de vida da mulher, fator importante no combate à desigualdade de gênero e à violência contra as mulheres.

Na oportunidade, a Instituição expôs o seu trabalho em um estande destacando os programas oferecidos gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade no município. No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, elas recebem amparo, atenção, participam de atividades educativas e recebem constantemente informações sobre seus direitos, para a construção de uma sociedade mais justa.

“A presença e credibilidade da instituição LBV, em muito haverão de contribuir para uma sociedade mais pacífica e justa. Cabe ressaltar que a parceria* da Associação Clarke e a Legião da Boa Vontade, em Niterói, no projeto de artes marciais, tem sido muito valorosa e proveitosa para ambas as partes, tendo como resultado um excelente grau de melhora em diversas áreas das crianças e adolescentes atendidos pela Instituição”, destacou o diretor-presidente Philip David Clark.

Natália Guarany

DJ Alok recebe o carinho das crianças atendidas pela LBV, em Niterói.

O público presente no evento acompanhou apresentações da Banda do Corpo de Bombeiros, que interpretou o Hino Nacional; do Coral APAD, de Minas Gerais; de alunos da Unicirco; e de jovens praticantes de capoeira e jiu-jítsu da Associação Clarke e dança da Secretaria de Cultura de Niterói. Ao final, o DJ Alok comandou uma festa no térreo do teatro, que integra o turístico Caminho Niemeyer, uma das principais atrações niteroienses.

A cerimônia em Niterói teve a participação da AMAERJ com apoio da Prefeitura de Niterói e de entidades representativas da sociedade civil, além da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Clarke Empreendimentos sociais e da Universidade do Circo Marcos Frota (Unicirco), conhecido ator que atuou como apresentador das atrações.

Natália Guarany

O público acompanhou apresentações artísticas, culturais e esportivas, como a mostra de lutas marciais.

 Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Niterói/RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Informações pelo telefone: (21) 2625-9023.

_______________________

*Parcerias Solidárias: A Legião da Boa Vontade se preocupa com a saúde e com o bem-estar de seus atendidos. Por meio da campanha Esporte é Vida, não Violência!, promove, em todas as suas unidades socioeducacionais, atividades esportivas visando à melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. Dentre as práticas esportivas, destacam-se as oficinas de Muay Thay e Futsal, com os instrutores voluntários do projeto Geração Careta; e de Jiu-Jitsu, com os instrutores voluntários da Associação Clarke, que acontecem na Sala de Artes Marciais, recém-inaugurada em parceria com a Super Rádio Brasil 940 AM, Prime Esportes, Boomboxe e Academia X-Gym.