Você está aqui

LBV oferece palestra sobre afetividade para mães atendidas

As mamães aprenderam sobre a importância do diálogo saudável para superar os desafios do dia a dia.

São Gonçalo, RJ — O programa Cidadão-Bebê, oferecido pela Legião da Boa Vontade em diversas unidades espalhadas pelo país, proporciona às participantes diversos serviços que visam contribuir para que elas tenham uma gestação saudável e possam fortalecer vínculos familiares. 

Entre as atividades, as futuras mamães participam de palestras educativas com profissionais da área da saúde sobre assuntos importantes, como a saúde dela e do bebê, entre outros temas. 

Magda Passos

São Gonçalo, RJ — Os psicólogos Adilson Filho e Mellyssa Martins realizaram a palestra "Construindo Afetos" e esclareceram as dúvidas das integrantes do programa Cidadão-Bebê.

No encontro do dia 25 de setembro, realizado no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV,  o tema da palestra foi “Construindo Afetos”, tão importante para os meses que antecedem ao nascimento do bebê, para os primeiros meses de vida da criança e para o relacionamento familiar. As informações foram trazidas pelos psicólogos voluntários Adilson Filho e Mellyssa Martins, que esclareceram as dúvidas do grupo de mães, enriquecendo o trabalho diário realizado na unidade. Estudos na área de desenvolvimento humano mostram que as questões de afetividade influenciam diretamente na relação pais e filhos e também, futuramente, no processo ensino-aprendizagem.

O psicólogo Adilson Filho falou do resultado do encontro: “Gostei muito dessa oportunidade, principalmente pela receptividade das participantes em contribuir, trazendo um pouco da vivência delas, compartilhando suas histórias de vida. Falamos sobre a questão de criar vínculos, de criar uma relação de afeto entre a família. Sei da importância de se formar uma rede de apoio para as famílias, para as pessoas de maneira geral, para a população. É uma oportunidade muito rica, de troca. Ao mesmo tempo, pude trazer um pouco de conhecimento e recebendo essa vivência das experiências dessas pessoas. Para mim, foi muito enriquecedor. Foi uma oportunidade muito boa conhecer o trabalho da LBV aqui em São Gonçalo”.

Mellyssa Martins, psicóloga voluntária, também falou da importância em ajudar nesta ação: “Gostei muito do resultado da palestra. As participantes mostraram-se muito dispostas a escutar, a interagir. Fizemos uma atividade de reflexão e elas conseguiram fazer a troca de palavras rudes por palavras mais suaves e gentis de falar, de chamar a atenção. Gostei muito de conhecer e saber que tem essa rede de apoio para elas, essa disponibilidade que dão para as pessoas que têm mais carência e mais dificuldade de conseguir esse atendimento”.  

Magda Passos

São Gonçalo, RJ — Gestantes atendidas pela LBV recebem kits de enxovais.

Ana Cristina é mãe de três filhos e destaca o apoio recebido: “Para mim, a palestra sobre afeto foi muito importante, porque estou passando por um momento delicado com meu filho mais velho, e saber como lidar com ele, com a situação do dia a dia, fica melhor. Ele é pré-adolescente, tem 11 anos, já tem opinião própria, já tem gosto e está se formando. Como mãe, quero o melhor para ele, como lidar com as mudanças, mudanças de humor e como ajudar para que ele cresça um menino de bem, com caráter, sabendo respeitar os pais, ao próximo. A ajuda de um psicólogo é muito importante, pois estamos num processo de compartilhamento de guarda e vai precisar de muito entendimento dele. Com a ajuda do psicólogo é bem melhor”.

Kit de Enxoval

Para complementar este momento que representa uma etapa tão especial para as mães e seus bebês, a LBV, na conclusão do programa, faz a entrega de kits de enxovais, contendo fraldas descartáveis, macacão para o frio, toalha de banho, meias, camisetas, conjunto de berço, manta, conjunto mijão, fraldas de tecido, além de kit higiênico e muitos outros itens que auxiliam a mãe e seu bebê.

Em seus programas sociais, a LBV sempre se preocupa em oferecer um atendimento de qualidade, de forma que contribua para a melhoria de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em São Gonçalo que está localizado na Rua Cel. Moreira César, 160 – Zé Garoto. Telefone (21) 2605-6359.