Você está aqui

LBV intensifica incentivo à leitura com visita à Biblioteca de Juiz de Fora

Juiz de Fora, MG — Nas unidades socioeducacionais da Legião da Boa Vontade (LBV), localizadas em dezenas de cidades brasileiras, os atendidos são sempre incentivados a desenvolver o hábito da leitura. E esta aproximação com o universo literário deve começar logo na infância, pois é uma ótima fonte para o aprendizado e para o desenvolvimento da imaginação.

Aposte numa infância segura; AJUDE A LBV!

Pensando nisso, a Instituição encontrou uma maneira especial de pontuar as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. Meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! visitaram, nessa semana, a Biblioteca Municipal de Juiz de Fora e participaram da Tarde Literária, evento que integra a Semana Monteiro Lobato, promovida pelo local.

Danielle Medeiros

Caracterizada de Tia Anastácia, a professora Vanda Maria Ferreira ministrou a contação de histórias e parabenizou a LBV por trazer as crianças para perto da literura.


Na atividade, as crianças mergulharam nas divertidas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, como as aventuras "O Minotauro" e  “O Saci Pererê". Os contos eram narrados pela professora Vanda Maria Ferreira, caracterizada como a Tia Anastácia. A maneira especial de narrar as aventuras, envolvendo o público, chamou a atenção dos pequenos. A leitura ficou ainda mais divertida quando os ouvintes puderam participar do desenrolar dos fatos. “Adorei participar, foi muito bom”, comentou a atendida Isabel, de 8 anos.

A professora aprovou a participação das crianças, destacando o entusiasmo e a participação dos pequenos durante a atividade. “Parabenizo a LBV por trazer as crianças para perto da literatura infantil, incentivando-as à leitura”, disse.

+ Por um desenvolvimento integral: conheça a nossa proposta educacional

Dentre as crianças, ninguém aproveitou mais a atividade como a pequena Bianca Kethelin, de 10 anos. Ela visitava pela primeira vez a Biblioteca de Juiz de Fora e ficou surpresa com a quantidade livros que o local oferece ao público. Em meio à diversidade de títulos, ela encontrou, em uma das prateleiras, uma obra de seu interesse. “Não sabia que aqui tinha tanto livro assim e que para pegar emprestado precisa fazer o cadastro”, contou, fazendo uma breve pausa na leitura.
 

DESDE A MAIS TENRA IDADE

Nas escolas e Centros Comunitários de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), esse hábito é promovido desde a mais tenra idade. Para os bebês, os livros ficam dispostos na sala de atividades, ao alcance de suas mãozinhas, momento em que eles logo se interessam pelas imagens coloridas. Nesse instante, os professores aproveitam para ensinar canções e outras atividades, que auxiliem a desenvolver as capacidades cognitivas.

Danielle Medeiros

As crianças ficaram encantadas com os livros disponíveis na Biblioteca Municipal de Juiz de Fora.


Para os maiores, atividades lúdicas e pedagógicas também levam à descoberta da importância deste saudável hábito. As unidades sociais e educacionais da Entidade contam ainda com bibliotecas e/ou salas de leitura, equipadas com vastas publicações infantojuvenis, que contribuem para a formação dos educandos.

Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 — Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32)3216 – 1406.

VEJA TAMBÉM:

+ Ator Gabriel Santana visita Conjunto Educacional e promove incentivo à leitura