LBV intensifica ações emergenciais no Paraná
Com o agravamento da pandemia, LBV fortaleceu sua atuação emergencial no Estado, ajudando quem mais precisa.
O Paraná está à beira de um colapso sanitário. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Estado tem 95% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados — um dos maiores índices do Brasil.
Para conter o avanço da doença, novas medidas restritivas foram decretadas. As determinações incluem o funcionamento reduzido de estabelecimentos comerciais, e fechamento nos fins de semana, e a manunteção do período do toque de recolher.
Neste período, a LBV seguirá acompanhando seus atendidos à distância, promovendo aulas e atividades remotas e em constante contato com os demais usuários para atender algumas demandas específicas.
Quer outra prova do nosso comprimisso com o povo paranense?
A Equipe da LBV esteve na comunidade Vila Nova, no Alto Boqueirão, um dos bairros mais vulneráveis de Curitiba. Na ocasião, distribuiu mais de uma tonelada de doações, em forma de cestas de alimentos e kits de limpeza e higiene, a moradores locais.

Esta ação solidária contou com o apoio das equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto Boqueirão e do Núcleo Regional da Fundação de Ação Social (FAS).
Vale pontuar que, desde março de 2020, portanto, desde o início da pandemia, a LBV realiza este importante trabalho em todo o país, visando amenizar os prejuízos sociais e econômicos gerados pela doença.

Além da pandemia, a região também está sofrendo com as fortes chuvas. O rio Ribeirão dos Padilha transbordou, invadindo ruas e casas. Em alguns locais, a água chegou a mais de um metro de altura. Muitas famílias perderam o pouco que tinham, tendo sua situação ainda mais agravada.

“A chuva veio de repente, não deu tempo de socorrer nada, de erguer nada", conta Lisandra Isidorio. Ela perdeu roupas, alimentos e móveis.
Em meio a tantas calamidades, ela agradeceu o apoio recebido. “A pandemia já foi avassaladora para minha família, não tem como arrumar um emprego, aí veio essa enchente. Essa ajuda da LBV é uma mão estendida para nós, a gente fica grato”, comentou.

Dona Lisandra Isidoro e os filhos, que foram beneficiados pela ação emergencial da LBV.
Zeila Plath, supervisora da FAS do Núcleo Regional Boqueirão, falou da importância desse atendimento:
“São famílias referenciadas junto ao CRAS Alto Boqueirão, que, devido ao alagamento, sofreram perdas em suas residências. Isso agravou o que já vinha sendo sofrido para essas famílias, por conta da pandemia. As famílias precisam realmente desse atendimento social. Nós recebemos essa doação da LBV com muita gratidão, de braços abertos, porque são doações que vierem reforçar nosso trabalho a atender essas famílias que estão precisando nessa situação de emergência. Gratidão e muito obrigado a todos os doadores”.
Vale pontuar que as entregas seguiram todas as recomendações das autoridades de saúde, como manter o distanciamento de 1,5 metro por pessoa, o uso de máscara, luvas, álcool em gel 70% e higienização das embalagens.
* Com apoio de Bianca Gunha e Rosana Serri, da Equipe da LBV.