Você está aqui

LBV incentiva prática esportiva e realiza campeonato de capoeira no RN

O evento, realizado na Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga, reuniu atendidos, mestres de capoeira, grupos e professores convidados.

Natal, RN — A Legião da Boa Vontade (LBV) entende que o esporte é uma importante ferramenta educacional. Por isso, aposta em diversas modalidades como meio de compartilhamento de valores. Na capital potiguar, uma das práticas incentivadas é a capoeira, expressão cultural brasileira que mescla esporte e música.

Arivaldo Oliveira
Meninos e meninas demostram seus talentos durante o segundo campeonato de capoeira promovido pela LBV.

Para disseminar ainda mais essa modalidade e proporcionar troca de experiências entre os atletas mirins da Instituição e esportistas de outros grupos, a LBV promoveu a 2ª edição do Campeonato Estadual de Capoeiristas. O evento, realizado no início deste mês, na Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga, reuniu alunos, familiares, mestres de capoeira, grupos e professores convidados.

Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE A LBV!

Na oportunidade, foram entregues medalhas e prêmios para os participantes. Sabe por quê? Nem sempre o resultado determina o verdadeiro campeão. Calma, explicamos: na LBV, os atendidos aprendem que a vitória é importante numa competição, mas o espírito esportivo deve sempre ser mantido. Campeão é aquele que respeita seus adversários, treinador, árbitros e as regras do jogo.

“Aprendi a tocar os instrumentos como o berimbau, além de jogar a capoeira com meus colegas. Aprendi que não podemos bater nos amigos, e sim, respeitá-los”, comentou Italo Kauân, de 9 anos, que deu show e conquistou o primeiro lugar. “Quero dedicar essa medalha à minha mãe”, disse.

Arivaldo Oliveira
Com a prática da capoeira, os atendidos garantem a saúde do corpo e aprendem bons valores, como espírito de equipe e respeito.

A prática da capoeira ensinou à garotada muito mais que a importância do trabalho em grupo. Desenvolveu a disciplina e atitudes necessárias para a integração social e formação do indivíduo. “Como não me identificava com os outros grupos, por ser muito tímida, passei a frequentar a capoeira. Hoje me sinto integrada com meus colegas, e pretendo seguir a carreira de capoeirista”, disse Marcela Maraise, de 13 anos.

Oficina utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social

Esse momento é muito importante nos que diz respeito à formação do cidadão. A prática ajuda na atenção, no raciocino rápido, no equilíbrio, no desenvolvimento físico e mental. Aqui eles aprenderam a conviverem em harmonia”, completa o educador Adriano Teixeira. 

Em Natal, RN, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

LEIA TAMBÉM:
Oficina de Capoeira garante bem-estar físico e mental de crianças e adolescentes
Paratleta Deyverson Souza discute o esporte como ferramenta de inclusão social
Vice-campeão olímpico Samuel Fuchs ressalta função educacional do esporte