LBV inaugura Oficina de Judô na capital capixaba; mídia repercute
Graças à Oficina de Judô, a LBV visa transformar a vida de adolescentes e crianças de baixa renda pela prática esportiva.

Inauguração oficial da Oficina de Judô, cujo tatame foi viabilizado pela parceria da LBV com a Super Rádio Brasil e a Prime Esportes.
Vitória, ES — A Legião da Boa Vontade (LBV) inaugurou, na última segunda-feira, 17, por intermédio da campanha Esporte é vida, não violência!, uma Oficina de Judô, com o propósito de transformar a vida de adolescentes e crianças de baixa renda pela prática esportiva. A ação é resultado da parceria com a Super Rádio Brasil (AM 940) e a Prime Esportes, que viabilizaram a instalação do tatame no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição. A inaguração foi noticiada pelo Portal Vale Tudo, especializado na cobertura de artes marciais.

Veja Também
A oficina capixaba, assim como a realizada pela LBV no Rio de Janeiro, oferecerá a prática gratuita de artes marciais, a fim de formar atletas e, sobretudo, cidadãos. Na Cidade Maravilhosa, a oficina formou uma talentosa equipe de judô, que é respeitadíssima — e vitoriosa! — nas competições estaduais e nacionais.
Tradicionalmente, em todas as inaugurações de sala do projeto “Esporte é vida, não violência!”, a LBV nomeia um padrinho para servir de referência para seus alunos. Em Vitória/ES não podia ser diferente: o escolhido foi o pequeno atleta Davi Camponez. Aos 9 anos, ele possui títulos da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), além de um mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).
“Quando ele tinha 4 anos de idade, a gente começou a se preocupar com o peso dele. Foi aí que o médico nos orientou a incentivá-lo a praticar esportes. Depois de percorrer por futebol, natação e outros esportes, ele se apaixonou pelo Jiu-jítsu. Hoje podemos dizer que a prática da arte marcial e do esporte em geral não molda apenas o corpo, como também a mente e o caráter”, afirma o pai de Davi, Fabiano da Silva.

O pequeno Davi Camponez, de 9 anos, é o padrinho da Oficina de Judô da LBV em Vitória/ES.
Em entrevista à Super Rádio Brasil, Fabiano fala das suas impressões sobre o trabalho que a LBV realiza na cidade: “Para nós, é uma honra participar do evento. A gente sabe o quanto a LBV contribui para o desenvolvimento social do Brasil. Não conhecia as instalações aqui em Vitória, mas estou realmente maravilhado com a estrutura que vocês têm. Essa iniciativa da LBV é mais um gol de placa para essa Instituição que contribui tanto”.
TRANSFORMANDO VIDAS
Apesar da pouca idade, o pequeno campeão, medalha de ouro no mundial de Jiu-jítsu, sabe muito bem dos benefícios proporcionados pelas artes marciais e fala da satisfação de ser o padrinho da nova sala. “Disciplina, foco e respeito. Vocês podem ir muito longe se souberem aproveitar as aulas de Judô”, disse Davi aos coleguinhas que estão começando a trajetória no tatame. E completa: "Eu gostei muito de ter me tornado o padrinho da oficina e de vocês ajudarem as crianças. Incentivá-las a não usar drogas. Disciplina e foco, vocês podem chegar muito longe”.
Presente na inauguração, Eudes Santos da Silva, faixa-preta de Jiu-jítsu, também deu um testemunho sobre a transformação que as artes marciais podem fazer. “Não tinha condição financeira para comprar quimono, mas não desisti. Comecei treinando com minha roupa no corpo, depois, pelo meu esforço, meu professor me doou um quimono. Graças a Deus hoje tenho meus valores além do tatame, soube separar os tipos de amizades e conquistei títulos. Hoje tenho uma qualidade de vida melhor, dou aulas e tento passar tudo o que aprendi para os jovens, inclusive me identifico muito com os valores da LBV por isso.”
Eudes, que já contribuiu para algumas oficinas esportivas da Entidade, finalizou: "Aquela apresentação que fiz para as crianças do esporte foi boa. E hoje, estamos aqui para confirmar isso, estrear o tatame novo, que tivemos como doação e está dando certo. O judô dá muita disciplina e respeito. É um ideal que todo esporte proporciona, dentro e fora.”
PREPARANDO CIDADÃOS E ATLETAS
A Oficina de Judô da LBV será ministrada pelo faixa preta e educador Alexandre Marques, que explicou a importância da ação. "O judô tem por excelência a disciplina, o respeito e junto com os valores que a LBV trabalha com as crianças durante esses anos, estamos incrementando agora mais para a parte prática, da luta com a chegada dos novos tatames.”

O evento incluiu uma demonstração de Judô para os pequenos atendidos — e futuros atletas — da LBV.
O educador também fez questão de agradecer os parceiros da ação, que viabilizaram não somente o tatame, mas também os materiais esportivos que serão usados pelas crianças e pelos adolescentes. “Material novo sempre dá um gás para os alunos. Tenho certeza que eles estão felizes e vão treinar ainda mais, com ainda mais gosto, e isso intensifica o objetivo do projeto, facilita os ensinamentos das artes marciais: o respeito, o companheirismo, a socialização, que são os valores pregados pela LBV. Quero agradecer à parceria entre LBV, Super Rádio Brasil, Prime Esportes e Boomboxe, porque sem eles não conseguiríamos ter esse benefício com tanta agilidade", disse.
Os futuros atletas mirins atendidos pela Instituição aprenderam bastante sobre os benefícios do esporte durante o evento. Olhe só o que o Otávio destacou: “Aprendi que não podemos desistir, ter disciplina, perseverar no esporte pra gente conseguir o objetivo”. Sobre o padrinho da oficina, Richard comentou: "Gostei do atleta mirim, é profissional e sabe jogar muito bem. É muito bom ele estar ajudando a gente. O judô é uma luta pra somar com disciplina e perseverança”.
A ação é parte da tradicional campanha “Esporte é Vida!; Não Violência!’, criada na década de 1970 pelo diretor-presidente da LBV, o jornalista José de Paiva Netto. Também quer ser um apoiador? AJUDE A LBV!
Para outras informações, ligue: (27) 3232-3250/3232-3254.
_____________________________________________________________________________________
Colaboração: Simone Barreto e Leonardo Fabri.