Você está aqui

LBV implanta programa Cidadão-Bebê no Vale do Paraíba

Por intermédio do programa socioassistencial, gestantes e mulheres com crianças de até 3 anos passam a ser atendidas pela LBV.

São José dos Campos, SP — Aquilo que já é bom, pode ficar ainda melhor! No Vale do Paraíba, por exemplo, a Legião da Boa Vontade presta atendimento gratuito a centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza na região. E graças a ajuda de valorosos colaboradores, esse mesmo atendimento socioassistencial vai beneficiar agora futuras mamães e mães com filhos de até 3 anos com o programa Cidadão-Bebê.

Teresa Cristina Afonso

Grupo de gestantes atendidas pela LBV por meio do programa Cidadão-Bebê, lançado recentemente no Vale do Paraíba.

A iniciativa visa contribuir para uma gestação segura e saudável e o exercício pleno da maternidade, a fim de que esse público tenha seus direitos garantidos. Para isso, a Entidade disponibiliza uma série de serviços sob o acompanhamento de diversos profissionais e, durante o todo o período de atendimento, as participantes compartilham das atividades oferecidas nos encontros semanais. Ao término, recebem enxoval completo para elas e os pequenos, como um incentivo para que busquem a melhoria da qualidade de vida e cuidem de seus filhos.

Levando em conta os vários problemas sociais, entre eles pobreza, violência doméstica, desemprego e discriminação, a Legião da Boa Vontade atua pelo fim dessa problemática. A assistente social da Entidade, Michelle Giovanelli, nos relatou que a demanda surgiu de uma necessidade local. ”Observando o território, percebemos que um trabalho deveria ser feito com esse público, até mesmo porque a Unidade Básica de Saúde do bairro nos confirmou que havia essa demanda. Então, decidimos implantar o programa na cidade”, disse.

Leida Genari de Lima

Marinete Faria dos Santos, voluntária da LBV.

O programa Cidadão-Bebê se iniciou nessa quarta-feira, 5, e já ganhou uma admiradora e voluntária. A senhora Marinete Faria dos Santos nos contou que, por conta do histórico familiar, se identificou com o trabalho. "Na época de minha infância, minha mãe encontrou na porta de nossa casa um bebezinho abandonado em uma caixa de leite. Era uma menina. Infelizmente, aos 11 anos, por causa de um problema de saúde, ela veio à falecer. Passados tantos anos, eu soube dessa nova ação da LBV e decidi me tornar voluntária em homenagem à minha irmãzinha do coração".

A gestante Inês Bretas é atendida pela LBV. Contente com a novidade, ela agradeceu a chance de amparo. "Considero essa iniciativa muito importante, pois auxiliará muitas mães com orientações e dicas importantes sobre os cuidados com o bebê, além de fornecer todo o enxoval. Todas nós estamos muito felizes". E a mamãe Mônica Moreira, também atendida, acrescentou: "Já gostamos do programa no primeiro dia, fomos muito bem tratadas. Estou com boas expectativas e acho que só ganharemos fazendo parte do Cidadão-Bebê".

Programa Cidadão-Bebê

Realizado nos Centros Comunitários de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, o programa Cidadão-Bebê oferece o apoio necessário a mulheres e mães em processo de gestação, até que o filho complete seu terceiro aniversário. Nesta ação, são apresentadas informações sobre os cuidados com a saúde delas e dos bebês, bem como a respeito dos direitos da mulher e da criança e iniciativas de geração de renda para o lar.

Durante os encontros ocorrem atividades socioeducativas com assistente social; palestra sobre aleitamento materno e cuidados com o bebê com especialistas da área; oficina de artesanato com personalização de toalha de boca e fraldas de tecido para o bebê, entre outras atividades.

Em São José dos Campos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Avenida Manoel Vieira, 4219, Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.

_________________________

Colaboração: Leida Genari de Lima