Você está aqui

LBV em Nova Friburgo promove encontro intergeracional

Idosos e crianças participaram de diversas atividades juntos e compartilham antigas e novas experiências

Nova Friburgo, RJ — Dentro das comemorações do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), a Legião da Boa Vontade, realizou, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, na tarde do dia 5, diversas ações com as idosas atendidas no programa Vida Plena, em parceria com os enfermeiros do Hospital de Teresópolis, sob a responsabilidade do enfermeiro-chefe Marcos Aurélio da Graça.

Elas aferiram a pressão arterial, o nível de glicose e participaram de uma palestra educativa sobre a saúde da pessoa idosa. Além disso, o educador social da LBV Jefferson do Nascimento conduziu uma sessão de alongamento para mostrar os benefícios da atividade física. A programação especial também contou com a presença dos idosos do Lar Abrigo Amor a Jesus, confraternizando com as atendidas da LBV.

Éllida Mariane

Nova Friburgo, RJ — Dentre as atividades, houve uma sessão de alongamento para ressaltar a importância dos exercícios na terceira idade. 

Numa demonstração de carinho e respeito, as crianças e adolescentes atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! apresentaram diversas músicas populares, ao som da flauta doce, contando com o canto das idosas. A criançada também distribuiu presentes, confeccionados por elas, para todas as homenageadas.

Ana Olívia Lemos Verly, assistente social da LBV, detalha esse momento: "Os momentos interegeracionais são muito importantes para eles [os idosos]. Por isso, resolvemos fazer atividades que proporcionam essa socialização, eles interagem com atividades com as crianças. Os idosos têm experiência de vida para passar, as crianças estão vivendo novas experiências agora, então é importante essa interação entre eles e criar amizades”.

Éllida Mariane

Nova Friburgo, RJ — Crianças e idosos atendidos pela LBV apresentando belas músicas aos convidados. 

Sobre o atendimento de qualidade que a Instituição oferece para todos os atendidos, ela explica: “A ação ocorre todas as quintas-feiras, na parte da tarde, com diversas atividades socioeducativas voltadas à terceira idade. As idosas são bem ativas e tentamos manter esse perfil e desenvolver autonomia que antes não tinham. Temos oficinas de Cidadania Ecumênica, de Música com o educador Marcelo, que elas adoram, e a Oficina do Saber, que ajuda na memorização, na socialização e relembrar o passado com brincadeiras antigas. Passo informações sobre os direitos delas, da educação, da saúde. São atividades diversificadas que ajudam no envelhecimento saudável”.

Miriam, do programa Criança: Futuro no Presente!, fala da amizade que tem com dona Maria Gonçalves: Eu gostei muito dela, é muito engraçada, muito fofinha”. Dona Maria Gonçalves, conhecida como dona Mariazinha, confirma: “Eu adoro estar com os jovens, é muito bom estar aqui, estou muito feliz, adoro demais”.

Dona Nelma conta como iniciou sua amizade com Brennda: Depois que começou a aula de zumba, eu comecei a ficar amiga dela. A amizade é muito boa. Me sinto uma menina, é muita vida. Eu amo a LBV, amo a Brennda”.

O senhor Wilson Delgado, 86 anos, participa há dois meses do Vida Plena. Ele conta porque procurou a LBV: “Eu precisava de uma atividade, e aqui tem atividades, tem oportunidade das pessoas conversarem, eu precisava disso. Antes, estava muito parado. Agora melhorou muito, o grupo é muito bom, todo mundo é meu amigo. Eu canto, participo dos jogos, tenho gostado muito. Preencheu um vazio muito grande que eu tinha”, disse.

Éllida Mariane

Nova Fribugo, RJ — As idosas participando da oficina de música Canto Coral.

Isaura Maria Knup tem 78 anos e é uma das beneficiadas pelo programa da LBV. “As atividades animam muito a gente, melhora a memória. Se a gente ficar só dentro de casa,parada, a gente só pensa o que não vale a pena. Estamos juntos toda semana, quando alguém falta elas perguntam, elas são muito boas. A gente fica triste por causa dos problemas de família, mas isso tudo vai passar, por isso que estou aqui. Temos que fazer alguma coisa pra viver e aqui, continuo aprendendo bastante coisas, tem palestras, tem música, gosto de cantar, tudo isso ajuda e anima. Eu sou feliz aqui".

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, LBV, em Nova Friburgo, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

Colaboração: Lícia Curvello.