Você está aqui

LBV e Defensoria Pública no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foi realizado uma roda de conversa com os pais e responsáveis dos atendidos sobre a prevenção à violência sexual infanto-juvenil.

Recife/PE — A Legião da Boa Vontade (LBV) atua em dezenas de cidades brasileiras, prestando atendimento de qualidade que abrange de crianças a idosos e se estende a suas famílias. As ações realizadas pela Instituição em prol dos atendidos compreende desde oficinas e atividades lúdicas/educativas a palestras e bate-papos com fins de conscientizar os participantes sobre assuntos diversos.

E dessa vez não foi diferente, a LBV, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, por meio do Núcleo da Infância e Juventude da localidade, promoveu uma roda de conversa com os pais e responsáveis dos atendidos pelos programas socioeducativos da Instituição sobre a garantia de direitos e a prevenção ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil.

Bruna Gonçalves

A atividade ocorreu em concordância com o dia 18 de maio que é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com dados do Disque 100, em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias relacionadas a esse tipo de violência infantil. Em Pernambuco, no 1º trimestre de 2018, a estatística registrou 138 casos confirmados e 202 ocorrências.

A ação reflexiva foi apresentada pela Defensora Pública da Infância e Juventude do Estado, dra. Maria Luiza Ramos, e pela professora e doutora em Direito Penal da Unicap, Vanessa Pedroso. Elas discorreram a respeito da importância do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, com foco na responsabilidade dos tutores na garantia dos filhos terem acesso à educação, saúde, liberdade, à livre escolha de credo e profissionalização. As profissionais ainda alertaram sobre as várias formas de violência.

Bruna Gonçalves

A Defensora Pública da Infância e Juventude do Estado, dra. Maria Luiza Ramos.

“Toda a atenção é necessária, ouçam seus filhos, mantenham um canal aberto de diálogo com eles para evitar que sejam vítimas de algum tipo de abuso sexual. A nossa maior aliada é a prevenção”, afirma a Dra.

Maria Luiza, que apresentou também os direitos fundamentais para uma vida sadia e proteção integral das crianças e adolescentes, destacou: “Trouxemos uma experiência técnica que se completará com quem está ouvindo, há uma interação e haverá um resultado. Contudo, se não for um resultado de mudar postura, será o de pensar e refletir. Isso é muito bom”. 

“Ações como essa são uma sementinha que estamos plantando, como cultura e conhecimento. O que muda a sociedade é o educar, educar é crescer”, complementa a Defensora Pública.

A professora e dra. Vanessa Pedroso relatou as dezenas de ações que caracterizam a violência contra a criança e adolescente: “Há várias formas de violência, a material, a intelectual e a moral. É importante refletirmos sobre nossas ações, como estamos lidando com os nossos filhos”, esclarece.

Bruna Gonçalves

A professora e doutora em Direito Penal da Unicap, Vanessa Pedroso, explicou as dezenas de ações que caracterizam a violência contra a criança e adolescente. 

A mãe Zaíra Gomes, que tem seis filhos, dos quais dois são assistidos pelo Criança: Futuro no Presente!, da LBV, contou que a ação reflexiva contribuiu para abrir seus horizontes pelo novo olhar sobre o tema: “Amei o encontro, esclareceu muitas dúvidas. Precisamos do conhecimento para que possamos saber viver em harmonia com os filhos. A partir de hoje vou mudar minhas ações com meus filhos, vou colocar em prática muita coisa que não fazia, saio do encontro bastante fortalecida, semearam uma sementinha. Estou muito feliz com essa preocupação da LBV em nos trazer o esclarecimento da vida".

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua dos Coelhos, 219 - Bairro dos Coelhos - Região Central do Recife - próximo ao Cais José Mariano. Telefone para mais informações: (81) 3413 - 8601.