LBV e Cufa pela proteção e saúde da mulher
Telejornal SP1, da TV Globo, destaca campanha solidária para combater a pobreza menstrual. Clique e assista a reportagem.
O telejornal SP1, da TV Globo, destacou, na edição dessa quarta-feira, 30 de março, a campanha Pela Proteção da Mulher, da LBV, que entregou kits de higiene para meninas e mulheres em situação de pobreza e vulnerabilidade social assistidas pela Central Única das Favelas (CUFA) na Grande São Paulo. Assista, a seguir.
Na ocasião, o apresentador Alan Severiano comentou sobre a distribuição dos itens para mulheres egressas do sistema prisional e que vivenciam situações vulneráveis diversas. As beneficiadas residem nas comunidades Goteira (bairro Jardim João XXIII) e Rio Pequeno, na região do Butantã, no distrito de Raposo Tavares; no Mandela, em Cotia; e nas comunidades da Fumaça, em Diadema; e 1001, localizada em São Bernardo do Campo.

"Essa distribuição faz parte de uma campanha da LBV e da CUFA para combater a chamada pobreza menstrual. Cada mulher recebeu uma 'sacolinha' com o kit e agradeceu com um sorriso. Essa iniciativa é muito bem-vinda", disse.
Sobre esta iniciativa
A campanha Pela Proteção da Mulher é uma ação de natureza humanitária realizada pela LBV e voltada a meninas e mulheres em situação de pobreza. A iniciativa tem o objetivo de promover a garantia e o reconhecimento do direito à dignidade menstrual.

De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. SAIBA MAIS.
Muitas mulheres afetadas pela pobreza menstrual deixam de ir à escola ou faltam ao trabalho nesse período do mês por não terem recursos para comprar absorventes higiênicos. Sabe por quê? Para uma chefe de família, garantir o alimento diário para casa se torna mais importante do que comprar esse importante item. Por vezes, utilizam meios paliativos e arriscados para gestão desse fluxo, como jornais, panos e até mesmo o miolo do pão.

Os kits contêm itens de higiene íntima descartáveis e sustentáveis e uma cartilha com informações sobre igualdade de gênero e direitos das mulheres.
Você pode conferir como investimos a sua doação, acessando @LBVBrasil nas seguintes redes sociais:
- Instagram: clique aqui para seguir
- Facebook: clique aqui para seguir
- Youtube: clique aqui para se inscrever