Você está aqui

LBV desenvolve talentos por meio da Oficina de Musicalização

O contato de crianças e adolescentes com a música atende a todos os gostos

São José dos Campos, SP — A Legião da Boa Vontade aposta em diversos elementos lúdicos e educativos para transmitir a seus atendidos bons valores. Uma dessas eficientes ferramentas é a Oficina de Musicalização. As aulas, oferecidas gratuitamente pela Entidade, desenvolvem a expressão corporal e inicia a criança e o adolescente no aprendizado de conhecimento teórico sobre a música e sobre instrumentos musicais.

Leida Genari de Lima

Beatriz mostra todo o seu talento para o canto e para tocar violão

No Vale do Paraíba, a atendida Beatriz, 15 anos, participa do programa Criança: Futuro no Presente! há cinco anos. Ela relata que sempre gostou da área musical. A oportunidade que recebeu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV “caiu como uma luva”. Além de aprender a manusear o violão, ainda aprendeu a ter disciplina vocal. “A Beatriz disse que tinha vontade de cantar. Então, num certo dia a coloquei para fazer um solo. Foi uma surpresa, porque ela canta bem. Com o tempo ela foi trabalhando a voz, adquiriu controle na respiração, afinação, e hoje está apta para subir num palco”, comenta o educador social da LBV Cleiton Paulino.

Leida Genari de Lima

Beatriz mostra todo o seu talento para o canto e para tocar violão

A adolescente fala sobre sua preleção pelo instrumento de cordas e da alegria em integrar a banda musical, formada por meninas e meninos atendidos. “Costumo brincar que foi o violão quem me escolheu, porque amo tocá-lo. Gosto das músicas da LBV e de estar com meus amigos. É empolgante, porque no grupo cada um faz o que gosta. Quero agradecer à Legião da Boa Vontade, pois são cinco anos de muito apoio que marcarão minha vida”, ressalta.

Sobre o trabalho da Entidade, a opinião da senhora Rosa Hipólito de Melo, mãe da Beatriz, é bem clara. “Eu ficaria insegura em deixá-la em casa sozinha, então, quando entrou na LBV, fiquei tranquila. Percebi que ela ficou mais calma e gosta de ajudar ao próximo. O que minha filha aprende aqui levará para toda vida. Hoje é atendida e tenho certeza que em breve será voluntária”, reforça.

Leida Genari de Lima

A mãe de Beatriz Hipólito, senhora Rosa Hipólito diz:"Quando ela entrou na LBV se realizou, desenvolveu seu dom de cantar e tocar."

A LBV procura versatilizar o contato de crianças e adolescentes com a música, atendendo a todos os gostos. “O público atendido aprende leitura de partituras e a tocar a flauta doce. Aos que preferem cantar, existe o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade que expressa, por meio de melodias, os mais nobres sentimentos, como a União e o Respeito”, explica Cleiton Paulino.

Por isso, na Legião da Boa Vontade, a Oficina de Musicalização é oferecida gratuitamente. Essa iniciativa significa apostar no futuro, potencializando e descobrindo novos talentos.

Em São José dos Campos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Avenida Manoel Vieira, 4219 - Residencial União. Outras informações pelo telefone (12) 3921-7225.