Você está aqui

LBV conscientiza sobre prevenção ao suicídio, câncer infantil e cuidados com doenças do coração

Valorização à Vida: atividades pontuaram as campanhas do mês de Setembro

Goiânia, GO — Na Cidade da Eterna Primavera, a Legião da Boa Vontade mantém, desde 18 de maio de 1970, um Centro Comunitário de Assistência Social, onde promove diariamente projetos socioeducativos voltados para a sustentabilidade e à inclusão social das comunidades em situação de risco.

Neste contexto, a Instituição desenvolve o programa Criança: Futuro no Presente!, amparando meninos e meninas de 6 a 15 anos com atividades culturais, educativas e esportivas. Além disso, estende o apoio diretamente às suas famílias.

Há mais de seis décadas, a LBV trabalha com campanhas de valorização da Vida, promovendo ações de prevenção e alertando os seus atendidos e colaboradores sobre a importância de enaltecer a vida e ajudar pessoas que estejam enfrentando desafios.

Egeziel Castro

Goiânia, GO — Encontro de Famílias pontua o “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção ao suicídio.

Pensando nisso, a Instituição desenvolveu, durante todo o mês de setembro, diversas atividades com foco em importantes campanhas como a do Setembro Amarelo: de prevenção ao suicídio. Considerado um problema de saúde pública, quase 100% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados. Com isso, a LBV promoveu, na sexta-feira, 15, o encontro de famílias com palestras, debates e informações sobre prevenção do suicídio.

Egeziel Castro

Goiânia, GO - Com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados com a saúde do coração, foram promovidas atividades físicas, palestras, testes de glicemia e aferição de pressão para os colaboradores e atendidos na unidade.

Já o Setembro Vermelho remete aos cuidados com o coração. Comemorado no dia 29, o Dia Mundial do Coração ganha reforço com ações durante todo o mês. Com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados com a saúde do coração, foram promovidas atividades físicas, palestras, testes de glicemia e aferição de pressão nos colaboradores e atendidos na unidade. Para esta ação, a LBV contou com o apoio de enfermeiros e técnicos da área da saúde do Colégio Vitória.

Egeziel Castro

Goiânia, GO — No Dia Mundial do Coração, atividades físicas pontuam ações preventivas de cuidados com a saúde do coração.

E, por fim, o Setembro Dourado realiza uma importante campanha sobre o câncer infantojuvenil. No encontro de famílias promovido pela LBV, a equipe abordou a importância do diagnóstico precoce com informações e orientações trazidas pela assistente social e psicóloga da Instituição.

Por meio destas ações, crianças, adolescentes, colaboradores e famílias atendidas pela LBV aprenderam sobre a importância desses temas tão importantes de valorização da vida. “É muito importante trabalhar essas campanhas com as famílias e toda a comunidade em geral, pois hoje identificamos muitos casos onde a falta de informação é o principal agravante em casos ligados à saúde e a qualidade de vida. Com isso, percebemos o quanto os atendidos se sentem mais preparados para enfrentar algum problema ou ajudar alguém da família que esteja passando por algo do tipo”, declarou Gracielle Rocha, psicóloga da LBV.

Egeziel Castro

Goiânia, GO — A palestra falou sobre a importância do acolhimento, o “saber ouvir”, além da importância de cuidarmos da saúde emocional e ajudar quem está passando por um momento difícil.

“Eu achei muito importante porque a família da gente é o alicerce né?! E as vezes tem alguns que tem problema de depressão ou algum tipo de doença e a LBV nos ajuda muito, eu mesmo tive um primo que cometeu suicídio e nós da família sofremos muito com isso e aqui a gente vê a importância de melhorar o diálogo, que é uma das formas de prevenção ao suicídio e tantas coisas básicas que podemos fazer para ter mais qualidade de vida. Eu sempre procuro participar dos encontros de família, aqui na LBV, porque a gente aprende muita coisa, sempre tem algum tema importante e muitas informações, eu só tenho a agradecer porque, além de cuidar dos meus filhos, ainda me ajuda a aprender um pouco mais sobre tudo isso”, destacou Jociléia da Silva Nascimento, mãe atendida pela LBV.

Periodicamente, a LBV realiza, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, palestras e encontros educativos para dialogar com as famílias atendidas temas importantes que merecem a atenção de todos, principalmente para contribuir para termos uma sociedade melhor, mais informada e participativa.   

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Goiânia, GO, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Jamil Abraão, 645 – Setor Rodoviário. Para outras informações, ligue: (62) 3531-5000.