Você está aqui

LBV comemora 60 anos de atuação em Bauru

Crianças e idosos são atendidos diariamente para que possam transformar suas vidas para melhor

Bauru, SP — Em 31 de março de 1958, a cidade de Bauru — localizada no interior paulista — foi presenteada pela Legião da Boa Vontade (LBV) com uma unidade socioeducacional, com atendimento voltado a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Todo o trabalho é permeado para que essas pessoas consigam transformar suas vidas, que possam ser agentes transformadores em suas comunidades, ajudando a multiplicar a solidariedade.

Thiago Ferreira

Os idosos atendidos pelo programa Vida Plena posaram para a foto nas comemorações dos 60 anos da Instituição na cidade.

E para celebrar essa expressiva marca atuando em prol da solidariedade, a Instituição reuniu, neste sábado, 14, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, atendidos, colaboradores, voluntários, parceiros e autoridades para uma festa especial. A abertura do evento foi realizada pela banda musical Projeto Guri, que também contou com apresentações artísticas e culturais realizadas pelos atendidos da LBV. O radialista Luiz Miguel Fidelis Bonifácio, da Rádio RM 87,9 FM, amigo da LBV, foi o mestre de cerimônias. A mídia local também divulgou o evento, a exemplo da TV Preve, Jornal da Cidade, Rádio 94 FM, Rádio Jovem Pan, Rádio 87 FM, Rádio 96 FM, Rádio Samba 102 FM. Veja a nossa galeria de fotos mais abaixo.

Thiago Ferreira

Alziro Paolotti de Paiva, representando o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto.

As boas-vindas a todos foi feita pelo Legionário Alziro Paolotti de Paiva, representando o dirigente da Instituição, José de Paiva Netto. “Em nome do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, transmitimos a nossa saudação fraterna às autoridades, aos colaboradores, parceiros, amigos e voluntários que nos honram com suas presenças no dia de hoje. É uma enorme satisfação receber todos nesta ocasião especial em que celebramos os 60 anos da LBV em Bauru. São seis décadas de trabalhos permanentes levando o socorro material, a solidariedade e a esperança, tão necessários à sobrevivência dos povos. Por isso, gostaria de dedicar a todos os presentes esta reflexão do dirigente da LBV, a qual representa a essência deste trabalho solidário: 'O Amor é o maior poder que existe, a mais eficiente estratégia para melhorar o mundo. Ele pode manifestar-se pelos mais diversos aspectos: Solidariedade, Fraternidade, Compaixão; contudo, continua sendo único na capacidade de realmente manter os povos unidos e de fazê-los sobreviver. Quem viver verá!'. Obrigado pela presença de todos e sejam muito bem-vindos à LBV!”.

Nosso Trabalho

No local, a Instituição desenvolve os programas Criança: Futuro no Presente!, que ampara meninas e meninos de 6 a 15 anos, os quais participam de atividades lúdicas, artísticas, culturais, esportivas, de lazer entre outras; e o Vida Plena, que atende pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visando fortalecer a cidadania e incentivar a participação dos idosos em atividades, a fim de que eles tenham uma vida digna e feliz.

Thiago Ferreira

Antonio Paulo Espeleta, superintendente socioassistencial da LBV.

Na ocasião, Antonio Paulo Espeleta, superintendente socioassistencial da LBV, destacou o importante trabalho desenvolvido na cidade do interior paulista. "A LBV, que há 68 anos atua em todo Brasil, fundada por Alziro Zarur, começou no Rio de Janeiro e se espalhou pelo mundo todo, e Bauru foi uma das primeiras cidades a receber a LBV, 8 anos depois, e hoje completa 60 anos. É com espírito de solidariedade, de amor ao próximo que a LBV atende desde gestantes até aos mais idosos, chamados carinhosamente de jovens da melhor idade [...] A LBV não se restringe a um trabalho local, fazemos um trabalho global. Em todo o Brasil a LBV atende diariamente cerca de 15 mil crianças, que recebem alimentação, material pedagógico e uniforme, além de profissionais qualificados. [...],  nosso muito obrigado a vocês, pelo apoio, pela colaboração e pela solidariedade. Deus abençoe a todos”. 

Construindo o futuro no presente

O jovem Danilo, de 14 anos, atendido na unidade da Instituição, conta que a LBV faz parte da vida dele: “Quando eu chego é uma alegria, faço minha alimentação e higienização bucal e começo a me preparar para as oficinas que são oferecidas para nós. Na LBV eu me sinto muito mais feliz, mais confiante, porque sei que vamos aprender algo diferente todos os dias. São coisas que eu não aprendo na escola, são aprendizados que podem mudar o nosso mundo. O que eu mais gosto é participar da oficina de musicalização, adoro cantar e aqui tenho a oportunidade de aprender. Quero deixar o meu muito obrigado e parabéns à LBV pelos seus 60 anos”.

Voluntários valorosos

A Instituição dispõe aos seus atendidos de um ambiente seguro, oferece também uma infraestrutura eficiente, e conta com o apoio de equipe especializada, além de toda a atenção de parceiros e de voluntários valorosos, que ajudam o trabalho da LBV a crescer cada dia mais nestes 60 anos de atuação na cidade.

Thiago Ferreira

A Dança do Carimbó, ritmo amazônico, foi apresentada pelas crianças e adolescentes do programa Criança: Futuro no Presente!.

“A Legião da Boa Vontade desde seus primórdios na década de 60 faz parte da minha vida. Iniciei meus trabalhos como voluntária nas campanhas de rua, angariando doações para a Ronda da Caridade, onde saíamos para socorrer os mais necessitados, distribuindo a sopa, calçados, agasalhos, e continuo até hoje prestando trabalho voluntário. É gratificante para mim. Está presente na minha vida o compromisso de ajudar o próximo, sinto uma alegria muito grande em cooperar voluntariamente com as iniciativas das Instituições da Boa Vontade. Deixo registrado meus parabéns e agradeço por fazer parte dessa história, parabéns LBV”, agradeceu a voluntária sra. Hermelinda Borin Lucas.

Colaboradores da LBV

“Sempre tive vontade de conhecer o trabalho da LBV de perto, e hoje estar aqui, para mim, foi um prazer enorme, uma alegria. Saí da minha casa na cidade vizinha 50 quilômetros de distância especialmente para visitar a Instituição nesta data especial. Foi uma emoção muito grande, fiquei impressionada com tudo, com todo o trabalho, ajudar a LBV é uma emoção muito grande. Quero parabenizar a todos por este dia tão especial dos seus 60 anos e que venha mais 60 anos. Parabéns LBV”, disse a colaboradora da LBV sra. Josefa Rosalina Teixeira da Silva.

Visitando pela primeira vez o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, o sr. Aparecido Aurélio da Silva, colaborador da Instituição, nos contou que ficou encantado com o que encontrou: “Vim especialmente visitar a LBV e me deparei com tudo muito bem organizado, as crianças sendo bem cuidadas, aprendendo e sendo preparadas para o futuro. Estou muito emocionado com tudo que eu vi aqui. Para mim é uma honra poder colaborar com esta Entidade, mesmo sendo com pouco, estou muito emocionado por tudo que eu vi aqui. A LBV está de parabéns por esta data dos 60 anos de existência. Parabéns LBV”, expressou.

Você ajuda, a LBV faz!

Além de todo o atendimento diário em sua unidade, a Instituição ainda realiza campanhas de mobilização social e emergenciais, como o Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que entrega no início do ano material pedagógico a crianças e adolescentes que não dispõem de recursos financeiros para a compra dos itens escolares; o Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, que propicia o acesso a alimentação de qualidade por meio de cestas de alimentos às famílias atendidas ao longo do ano pela Legião da Boa Vontade e por organizações parceiras. E quando há alguma ação de apoio a calamidades (como chuvas, o inverno rigoroso, etc), a LBV se dispõe a ajudar com itens de primeira necessidade em parceria com órgãos oficiais em apoio a famílias de baixa renda.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição em Bauru/SP está localizado na Rua Alberto Paulovich, 2-30 – Bairro Mary Dota. Outras informações, ligue: (14) 3239-2796.