Você está aqui

LBV celebra Dia Nacional do Livro com contação de histórias

Belém, PA — Nas unidades socioassistenciais da Legião da Boa Vontade (LBV), o gosto pelos livros é trabalhado ao longo do ano, num processo que contempla educador, aluno e família. E a Escola de Educação infantil Jesus não foge à regra. Nessa sexta-feira, 17, os professores convidaram as crianças a embarcarem no mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo e realizaram uma divertida apresentação teatral baseada na obra do escritor Monteiro Lobato.

Faça do Brasil um País melhor; AJUDE A LBV!

Ana Paula Francinete
A apresentação teatral da história do Sítio do Picapau Amarelo, de autoria de Monteiro Lobato, encantou as crianças.


A cada conto narrado, aumentava o fascínio dos alunos. A maneira didática e divertida de trazer à sala de aula, por intermédio da obra de Lobato, o criativo universo da literatura infantojuvenil agradou a plateia. “Estou adorando a peça teatral, irei sempre ler as historinhas em livros”, contou o pequeno José Rodrigues, 5 anos. A atividade faz parte da programação especial desenvolvida pela Entidade para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil.

“Acreditamos que a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimento de forma significativa e prazerosa”, explicou a coordenadora pedagógica da instituição, Syirley Lima.

Para a diretora da Escola, Margarida Martins, a leitura deve ser encarada como uma atividade mais plural, não apenas como um entretenimento. “Ela deve começar na infância. A criança necessita de estímulos à sua linguagem, fantasia e imaginação. É importante disponibilizar ambientes e atividades elaboradas com o objetivo de despertar diariamente o prazer em ter contatos com livros e histórias. É necessário também que a escola trabalhe projetos para que as famílias estimulem este hábito na criança, para ajudá-la a conhecer o mundo da escrita, fixar a grafia correta das palavras e ampliar seu vocabulário”.

Ana Paula Francinete

Os professores capricharam na narração e transportaram os alunos para o mundo encantado das obras de Monteiro Lobato.


Vale pontuar que, por meio da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que formam a proposta pedagógica criada pelo educador Paiva Netto e aplicada com sucesso nas unidades socioeducacionais, incentivando crianças e jovens a ampliarem seus conhecimentos por meio de leitura individuais e em grupo. Essa linha educacional promove a formação intelectual somada à do sentimento.

Em Belém, PA, a Escola de Educação Infantil, da Legião da Boa Vontade, está localizada na Travessa Padre Eutíquio, 1976 — Batista Campos. Para outras informações, ligue: (91) 3225-0071.